Pular para o conteúdo principal

Paulo Guedes: Gerar Dívida para Pagar Dívida

Por: Júlio César Anjos

 

Deu no Estadão [08/08/22]:

Abram-se Aspas.

Conforme o nível da dívida em relação ao PIB, sistema de bandas permitiria elevar as despesas acima da inflação se garantida a continuidade da queda do endividamento.

Fecham-se aspas.

 

Elevar as despesas acima da inflação = gerar dívida.

Queda do endividamento = pagar dívida.

 

Ou seja, Paulo Guedes propõe gerar dívida para pagar dívida.

Na verdade, o que o Paulo Guedes quer fazer é que a elite brasileira entenda que a inflação é uma coisa boa para os poderosos por causa da rolagem.

Ele quer uma inflação legalizada.

E se for analisar que os pobres estão acalmados mesmo com inflação acentuada, implantar essa inflação legalizada está até mesmo fácil por causa do populismo político brasileiro.

Paulo Guedes propõe que a roda da inflação continue girando para abastecer a elite com as atualizações de reajustes monetários e o pobre que se arrombe em pagar o imposto inflacionário.

Pela regra de Paulo Guedes, você o investidor será o credor e devedor da jogada. Para entender isso, basta um exemplo básico. Suponha que o Itaú tenha direitos a receber da União. A União faria despesas ao pegar crédito com o Itaú. E pagaria o Itaú com o dinheiro do próprio banco, somado com reajuste de juros e inflação.

No mundo deste que vos escreve, isso se chama rolagem.  

Agora, aqui está a pegadinha. Se o Paulo Guedes não respeitou o teto de gastos, por que cargas d’agua ele iria respeitar a queda de endividamento? Na economia, o maior poder está na relação de confiança. Situação que o Paulo Guedes já perdeu faz tempo.

Além disso, malandro que é, Paulo Guedes pode estar querendo mudar os credores do Estado. E todo mundo que fez economia básica sabe que credor detém poder diante o endividado.

 Ou seja, muito provavelmente há algo grande por trás desta movimentação.

Vale destacar que, no mundo racional, o certo seria cumprir a meta de inflação e pagar as dívidas.

Mas isso seria demais para o Paulo Guedes. Ele quer mesmo uma inflação legalizada e possivelmente troca de credor.

Porque de bobo só a cara.

 

Biografia do Paulo Guedes [o Chicago Boy Liberal]:

Inflacionista

Fura Teto

Pinochet

 Fonte: https://www.estadao.com.br/economia/nova-ancora-fiscal/

 




Comentários