Pular para o conteúdo principal

Sobre a Possível Perda de Tempo de TV do PSDB

Por: Júlio César Anjos

Há a possibilidade do PSDB perder alguns minutos de TV por causa de problemas oriundos de partidos nanicos do centrão sobre formalização eleitoral. Essa questão parece algo periférico, banal, mas, se for analisar de verdade, é um pepino bem grandão.

Confessa leitor, você que vem aqui só para agourar o tucanato, você está neste exato momento com um sorriso de canto de boca porque o PSDB neste caso se ferrou. Mas não deveria. É o sentimento que cega a razão. Porque a razão diz a seguinte regra de ouro: “não faça aos outros aquilo que não queres que façam contigo”. Porém, isso é só uma coisa banal.

Eu poderia chorar da mesma forma que choram os extremistas, tanto da direita quanto da esquerda, que vivem a gritar a todos os cantos que estão perseguindo o seu candidato e o seu partido politico. “Não querem deixar o meu candidato ser presidente!” Não, não é do meu feitio, sou superior a isso.

Em vez disso, farei um detalhamento racional sobre essa possibilidade do PSDB perder os minutos de TV por causa dos partidos nanicos do centrão. Seguem os problemas:

Custo Político:

O PSDB foi o partido que mais se desgastou politicamente nesses dias porque fechou com o centrão [por causa de corrupção]. Agora o centrão sai da chapa do PSDB. Esse é o primeiro problema sério para o PSDB.

Custo Financeiro:

Estratégia e alocação de recursos [humanos, financeiros, materiais] que comprometeram o caixa da coligação. Alguém vai reparar esse dano financeiro? Lembrando que investimento privado não pode mais. Estão jogando no lixo o dinheiro do contribuinte? Pergunta retórica só para constar.

Política x Justiça:

Essa eleição é a mais judicializada de todos os tempos. Contando com esse erro dos nanicos do centrão, e da possibilidade do PSDB sofrer consequências por causa de terceiros, essa eleição tem tudo para ser uma decepção. Justiça metendo o bedelho demais na eleição.

As Datas:

Como não se respeita o calendário, então não precisa mais de prazo para fechamento de coligações. Que a coligação seja fechada somente na hora de fazer a inseminação na urna. Outra observação: é curioso como a justiça eleitoral está sendo rápida neste sentido, tendo uma decisão antes de começar a propaganda gratuita. Que eficácia!

Os Outros Nanicos:

Os nanicos da esquerda e da direita, de outras coligações, vão aceitar numa boa esta vantagem dos partidos do centrão que fizeram esse erro burocrático, tendo vantagem para migrar em outros partidos, tendo tempo a mais para medir a febre eleitoral? Ou haverá tsunami jurídico a respeito disso? Porque, é bom lembrar, essa eleição já faz uma espécie de cláusula de barreira.

Insegurança Jurídica:

Com tais decisões tão difusas, com variados tipos de interpretações legais, não se respeitando nada, tal composição criará, por óbvio, insegurança jurídica. Pode contaminar outras eleições.  

Os Mercados:

Cada vez que há chicana jurídica, criando insegurança em todo o processo eleitoral, os mercados tendem a compreender que o Brasil não é um país sério e o desmonte será inevitável. Agora, saiba a surpresa: Isso aí que estão fazendo na justiça é mil vezes pior que corrupção. Porque justiça é último andar para buscar compreensão. Quando a justiça está deste jeito, a lógica é crise. E crise gera caos.

Decisão Judicial Pouco Realista (o resultado que eu gostaria):

Que o PSDB não perca nenhum tempo de TV e vida que segue.

Decisão Mais Sensata (mas muito improvável):

Que o PSDB perca os minutos de TV e esses partidos do centrão fiquem no limbo eleitoral, perdendo o tempo de TV porque são internamente bagunçados. O PSDB perderia tempo de TV, mas nenhuma outra coligação conquistaria esse tempo. Seria o mais justo para todos.

Decisão que se Realizará (e a mais imprudente de todas):

 O PSDB perde o tempo de TV e os nanicos do centrão que estão saindo da coligação tucana poderão migrar para qualquer outra coligação, como se nada tivesse acontecido. Essa será a chicana jurídica.

E, por fim, Será?:

Será que estes partidos fizeram de caso pensado, com a justiça como retaguarda para que justamente isso acontecesse, só para o centrão desgastar o PSDB a mando de terceiros?

Conclusão:

Sendo por querer o não, a verdade é que o Brasil é bagunça.

Agora que você, leitor, sabe que o PSDB se ferrou [como se tal ação só prejudicasse os tucanos], pode voltar com o seu sorrisinho de canto de boca porque com certeza não está entendendo nada do que está acontecendo nos bastidores do poder.



Licença Creative Commons
Sobre a Possível Perda de Tempo de TV do PSDB de Júlio César Anjos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://efeitoorloff.blogspot.com.

Comentários