Pular para o conteúdo principal

O novo Neologismo na boca do povo: Petice

Por: Júlio César Anjos
  
Neologismo consiste em uma criação de uma palavra ou expressão nova. Neologismo geralmente tem início por meio de comunicação popular, que cria uma nova tendência, uma moda ou um conceito destinado a explicar a nova palavra criada pelo meio que o indivíduo está inserido e tal palavra fica sendo considerada aceita pela generalização.

Recentemente Reinaldo Azevedo (blogueiro da revista Veja) emplacou um neologismo que foi parar no dicionário, o termo é “petralha”. Petralha nada mais é que uma pessoa que defende coisas erradas em nome de alguma coisa maior que ninguém sabe o que é. Pois bem, emplacou porque caiu no gosto popular, na boca do povo.

 Sendo assim, como uma criança que comete modos ou atos de criança faz criancice, pois um substantivo sempre terá terminação “ice” enquanto um verbo terá a terminação “isse”, e, portanto, petista não é um verbo - embora petralhar seja tão bem conjugado pelos petistas - então quem é petralha nada mais faz do que petice.

Petice, então, é o modo ou ato de petralha e/ou ações que não convém senão a petralhas.

Quando você avistar algum petista agindo como petralha ou fazendo coisa de petralha, chame a atenção falando para parar de fazer petice.

Petralha, não faça petice!

Comentários