Brasil Tem o Pior Retorno Entre os Países com Maiores Impostos
Deu na CNN [16/06/26]:
Abram-se
aspas.
O
Brasil continua sendo o país que menos transforma arrecadação de impostos em
qualidade de vida entre as 30 nações com maior carga tributária do mundo.
[...]
Segundo
o levantamento, que considera dados de carga tributária e IDH (Índice de
Desenvolvimento Humano) referentes a 2024, o Brasil ocupa a última posição do
ranking pelo 15º ano consecutivo.
Fecham-se
aspas.
Os
liberais de direita dizem que imposto é roubo e que o Brasil cobra impostos
escandinavos para entregar serviços africanos.
É
o que mostra o estudo do IBT [Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação].
O
brasileiro também prova a teoria da Curva de Laffer. Porque quanto mais se
cobra imposto, menos se tem dinâmica econômica sustentável em um país.
Como
um experimento social que fracassou, o Brasil ao menos serve como exemplo ao
mundo.
Os
outros países observam o Brasil e constatam, pelo empirismo, que aumentar imposto
não significa melhora de qualidade de vida e bem-estar social de um povo ou uma
nação.
Tudo
isso porque o Brasil tem um mundo invertido da tributação: quem recebe a maior
fatia dos impostos não entrega serviço; e quem entrega serviço, não fica com a
maior fatia dos impostos.
Pela
arrecadação:
O
governo federal arrecada 70% de carga tributária no Brasil.
Estados
e municípios arrecadam 30%.
Pela
Obrigação de Prestar Serviços:
Governo
Federal só realiza 20% dos serviços.
Estados
E Municípios ficam com a obrigação de prestar 80% dos serviços no Brasil.
Ou
seja:
Governo
Federal arrecada 70% dos tributos e executa somente 20% dos serviços.
Estados
e municípios arrecadam 30% dos tributos e executam 80% dos serviços.
Aí
se vê todo ano prefeito indo para Brasília mendigar ao governo Federal fundo de
repasse para os municípios.
Foi
o tucano Franco Montoro que cunhou a expressão: “mais brasil, menos Brasília”. Era
municipalista porque dizia que é no município onde as pessoas moram, não na
localidade abstrata chamada Brasília.
Por
isso defendia uma maior fatia de arrecadação para estados e municípios, o que
fazia o verdadeiro municipalismo.
Note
que o cidadão, sempre doutrinado politicamente, acaba cobrando de prefeitos e
governadores serviços, enquanto que o presidente da república fica blindado
diante dos problemas de ordens de serviços na ponta, como saúde, educação, moradia,
etc.
Diante
da questão ideológica em curso, da organização estrutural tributária e da falta
de fiscalização do cidadão brasileiro, o Brasil tem hoje a maior carga
tributária da história, com os piores serviços públicos do mundo.
Lula
disputa a reeleição presidencial e está próximo de ganhar a quarta eleição.
Registre-se!
Fonte:
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/brasil-tem-pior-retorno-entre-paises-com-maior-carga-tributaria/
Comentários
Postar um comentário
Comente aqui: