Brasil Tem o Pior Retorno Entre os Países com Maiores Impostos

 



Deu na CNN [16/06/26]:

Abram-se aspas.

O Brasil continua sendo o país que menos transforma arrecadação de impostos em qualidade de vida entre as 30 nações com maior carga tributária do mundo.

[...]

Segundo o levantamento, que considera dados de carga tributária e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) referentes a 2024, o Brasil ocupa a última posição do ranking pelo 15º ano consecutivo.

Fecham-se aspas.

Os liberais de direita dizem que imposto é roubo e que o Brasil cobra impostos escandinavos para entregar serviços africanos.

É o que mostra o estudo do IBT [Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação].

O brasileiro também prova a teoria da Curva de Laffer. Porque quanto mais se cobra imposto, menos se tem dinâmica econômica sustentável em um país.

Como um experimento social que fracassou, o Brasil ao menos serve como exemplo ao mundo.

Os outros países observam o Brasil e constatam, pelo empirismo, que aumentar imposto não significa melhora de qualidade de vida e bem-estar social de um povo ou uma nação.

Tudo isso porque o Brasil tem um mundo invertido da tributação: quem recebe a maior fatia dos impostos não entrega serviço; e quem entrega serviço, não fica com a maior fatia dos impostos.

Pela arrecadação:

O governo federal arrecada 70% de carga tributária no Brasil.

Estados e municípios arrecadam 30%.

  Pela Obrigação de Prestar Serviços:

Governo Federal só realiza 20% dos serviços.

Estados E Municípios ficam com a obrigação de prestar 80% dos serviços no Brasil.

Ou seja:

Governo Federal arrecada 70% dos tributos e executa somente 20% dos serviços.

Estados e municípios arrecadam 30% dos tributos e executam 80% dos serviços.

Aí se vê todo ano prefeito indo para Brasília mendigar ao governo Federal fundo de repasse para os municípios.

Foi o tucano Franco Montoro que cunhou a expressão: “mais brasil, menos Brasília”. Era municipalista porque dizia que é no município onde as pessoas moram, não na localidade abstrata chamada Brasília.

Por isso defendia uma maior fatia de arrecadação para estados e municípios, o que fazia o verdadeiro municipalismo.

Note que o cidadão, sempre doutrinado politicamente, acaba cobrando de prefeitos e governadores serviços, enquanto que o presidente da república fica blindado diante dos problemas de ordens de serviços na ponta, como saúde, educação, moradia, etc.

Diante da questão ideológica em curso, da organização estrutural tributária e da falta de fiscalização do cidadão brasileiro, o Brasil tem hoje a maior carga tributária da história, com os piores serviços públicos do mundo.

Lula disputa a reeleição presidencial e está próximo de ganhar a quarta eleição.

 Registre-se!

 


Fonte:

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/brasil-tem-pior-retorno-entre-paises-com-maior-carga-tributaria/

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários