PSDB: O Que Esperar para 2026?


 

O PSDB em 2014 tinha perdido 4 eleições presidenciais.

Como é sabido, um grupo político não é “cancelado” por cometer erros, mas ao cometer muitos erros ficar enfraquecido. Chega uma hora que os próprios eleitores desistem dos seus líderes por cansaço político.

Quando chegou 2017, vendo toda a loucura política em curso, ao aparecer na mídia a arapongagem do grampo telefônico vazado entre Aécio e Joesley Batista, o eleitor que rejeitava o PT abandonou o PSDB. E com razão.

Porém, a fritura do PSDB não é culpa do Aécio. Poderia acontecer com qualquer um porque o processo de definhamento já estava em curso.

 Quem acompanhou a eleição de 2018 sabe que há 1 ano antes o Alckmin tinha 10% nas pesquisas eleitorais, enquanto que o Bolsonaro já registrava uns 17%.

O que muita gente imaginava, numa fé inabalável, é que, quando a eleição começasse pra valer, Bolsonaro perdesse a eleição por causa da máquina política do PSDB.

Então surgiu a facada. E Bolsonaro ganhou a eleição pela comoção nacional.

Ao serem envenenados pelas ideias do Olavo de Carvalho, mesmo negando que foram manipulados, muitos políticos do PSDB caíram na ideia do: “meu partido é o Brasil”, em que partidos políticos não importavam.

Ora, se correligionários do PSDB achavam que partidos não importam, então não há razão para existir.

Deste modo, ao negar fazer política pela via partidária, ao rejeitar defender pautas, bandeiras, legados, valores e até o símbolo do PSDB, o partido entrou em processo de encolhimento.

Como a política tem um período cíclico de 10 anos, o PSDB rejeitado pelo seu eleitor e ainda com os Tucanos não sabendo/querendo fazer política partidária, o processo de derretimento foi acelerado.

Porém, se o ciclo de castigo do PSDB se encerrou, o de outros está em processo de maturação.

Jair Bolsonaro está há 10 anos ativo como líder político. O curto prazo político dele já passou. Agora é hora de mostrar resultado. Mas o bolsonarismo se encontra hoje preso por tentativa de golpe de estado [Jair não teve o mínimo de paciência para voltar ao poder nas próximas eleições].

Esta situação política gera vácuo. Porém não existe vácuo no poder. E o PSDB irá preencher este espaço ao retomar o seu posto de forma devagar.

Porque, por incrível que pareça, e por uma força da marca PSDB, o partido ainda está num cenário de recuperação.

Muito provavelmente irá fazer uns 2 senadores, uns 2 governadores e ainda fará 27 deputados federais [1 deputado federal para cada estado da federação].

Os números são tímidos, é verdade. Mas serão os números da retomada e da recuperação do PSDB.

Este que vos escreve nunca mentiu nem blefou.

Em todos estes anos, quem visitou este blog leu sobre o ciclo político de 10 anos, que neste período o PSDB iria ser castigado, mas que esta rejeição passaria com o tempo.

Lembre-se: a política é cíclica; e o desgaste político está neles.

Bolsonaro e/ou Centrão serão castigados na urna. Porque a urna pune.

O PSDB está mais vivo do que nunca. E este otimismo não vem de um ufanismo emocional, mas baseado somente na razão.

O que esperar do PSDB em 2026? Vitória!

Será tudo nosso!

 ***


Não minto, não blefo e sempre acerto as previsões.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários