Trump Zera Tarifas do Brasil: Considerações

 


Deu no Metrópoles [21/11/25]:

Abram-se aspas.

A Casa Branca publicou, nesta quinta-feira (20/11), uma ordem executiva que zera as tarifas de 40% dos Estados Unidos sobre alguns produtos agrícolas brasileiros. Com a decisão, as tarifas sobre carne bovina fresca, resfriada ou congelada, produtos de cacau e café, certas frutas, vegetais e nozes, e fertilizantes foram zerados.

Fecham-se aspas.

Lula, ao fingir que não entregou as terras raras ao Brasil, além de negociar cessar-fogo ao reduzir os ataques ao petismo, comemora a decisão do Trump em zerar as taxas contra o Brasil.

Bolsonaro, ao fingir que a decisão do Trump revela que a taxação nada tem a ver com tarifa-Moraes, tenta fazer contorcionismo retórico para dizer que a vitória do Lula sobre a taxação foi somente um recuo do Trump visando a próxima eleição.

Afinal, reduzir as tarifas ao Brasil é reduzir os preços nas gôndolas do supermercado, o que faz o norte-americano ficar feliz e deixar de rejeitar o governo Trump.

Se a taxação fosse tarifa-Moraes de verdade, e isso fosse algo caro e inegociável por se tratar de uma promessa para aliado político, o governo Trump dobraria a aposta e manteria a taxação mesmo tendo rejeição por causa da inflação nos EUA.

O que o Trump faz é jogar o jogo.

Pressiona o Lula até conseguir o que quer, a entrega das terras raras, e depois despressuriza a tensão política.

Afaga o Bolsonaro para fazer o que ele quer e, depois que não tiver mais benefícios sobre tal aproximação, joga fora como uma camisinha usada.

Com estas ações, Trump sai vencedor nas duas pontas. Ganha apoio político no Brasil, leva de graça as terras raras, compra alimentos barato e ainda recupera a sua popularidade.

Após tudo isso, o colonizado Brasil se vê agradecido por ser explorado pelos EUA.

Tudo isso porque o Trump usa e abusa dos populistas brasileiros sem pestanejar.

É por isso que hoje se sabe que qualquer alternativa que não esteja em Lula e Bolsonaro é barrada não só no Brasil como também pelas forças internacionais.

Para os EUA, time que tá ganhando não se mexe.

Para o Brasil, colônia de exploração.



Fonte:  

https://www.metropoles.com/mundo/trump-reduz-tarifas-brasil

 


Comentários