Banco Master: Banco Central Independente e Centrão

 


 

Deu na CNN Money [19/11/25]:

Abram-se aspas.

O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, se reuniu com o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino, horas antes de ser preso pela Polícia Federal. De acordo com a agenda oficial da autoridade monetária, a reunião foi realizada de modo virtual entre 13h30 e 14h10 da última segunda-feira (17).

Fecham-se aspas.

Antes de tudo, é preciso dizer que o Banco Master prometeu ganhos incompatíveis com a realidade mercadológica e, muito provavelmente, o montante arrecadado serviu para o escopo da direção fazer corrupção. Porém, o Banco tinha uma proposta de compra e o Banco Central deveria esperar negociação, mesmo com possibilidade de fuga do Vorcaro.

Dito isto, é preciso entender que é a primeira ação verdadeiramente complexa que o banco central independente decide fazer.

É sabido que o Brasil é um país em que deturpa tudo o que é considerado bom mundo afora. Portanto, no Brasil, banco central independente gerou o pior dos mundos; ao invés de ser uma solução de parametrização financeira global.

De um lado, o governo federal, sob o controle do Lula, faz lobby neste dito banco central independente; noutro, consegue afastar as articulações do banco central como sendo ações petistas. Ou seja, age politicamente sem ter a denúncia que está agindo de forma política.

Se o Banco central está sob controle do ministério da fazenda, esta ação do banco central contra o banco master seria considerada o que é de fato: uma retaliação política.

Como o PT perdeu o embate no PL (projeto de lei) antifacção, o governo deu a resposta no mesmo momento usando o banco central independente.

Além disso, a questão político-eleitoral está travada. Bolsonaro, único líder político capaz de enfrentar o Lula, está preso e inelegível; e o PSDB, único partido que tem bala para enfrentar o PT, está enfraquecido. Deste modo, a eleição de 2026 caminha para mais uma vitória presidencial do Lula e do PT.

O Bolsonaro surfou quando o PSDB foi agredido. O centrão surfou quando o Bolsonaro foi agredido. E agora o centrão não tem ninguém para bater de frente contra o PT. E sofre sozinho ao ser agredido.

O máximo que dá para fazer é colocar o Tarcísio como candidato a presidente para tentar disputar contra o Lula, mas com a possibilidade gigantesca de perder São Paulo e a eleição presidencial, com o centrão enfraquecendo ainda mais.

  Deste modo, para manter o autoengano coletivo, todo mundo vai fingir que o PT não controla o Banco Central, que o Banco Central “independente” não agiu em retaliação política e que fechar o banco master logo depois da derrota do PL antifacção foi uma coincidência incrível.

Agora, se pergunta: cadê a lava-jato para reverter isso?

Pois é.

***

 

Obs.: Rejeitem o Jorge Messias para o STF. Está na hora do centrão cobrar a fatura.

 

Fonte:

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/cnn-money/dono-do-banco-master-se-reuniu-com-diretor-do-bc-horas-antes-da-prisao/

 

 

Comentários