Aécio Neves Articula a PEC da Anistia Parcial

 

 

Deu no Jornal Nacional [19/09/25]:

Abram-se aspas.

O deputado Paulinho da Força, do Solidariedade, participou de uma reunião na noite desta quinta-feira (18) na casa do ex-presidente Michel Temer, em São Paulo, com a presença de Aécio Neves, do PSDB. O presidente da Câmara, Hugo Motta, do Republicanos, participou por videoconferência. Eles descartaram a anistia e preferem falar em pacto para aprovar uma proposta de redução das penas, que eles renomearam para Projeto da Dosimetria.

Fecham-se aspas.

Antes de tudo, é preciso entender que o deputado federal pelo PSDB Aécio Neves acerta ao puxar para si a responsabilidade da articulação da PEC da anistia parcial.

Primeiro, acaba com a ideia de que o PSDB morreu. Está mais vivo do que nunca.

Segundo, coloca o Aécio e o PSDB em evidência na mídia. Porque a pior coisa do que estar negativamente na mídia é não ter nem mesmo mídia negativa para exposição. [lembre-se: Bolsonaro ganhou notoriedade sendo motivo de deboche no programa Super Pop]

Terceiro, o PSDB é único grupo centrista com legitimidade para tocar a PEC da dosimetria/anistia. Os outros grupos ou possuem secretarias/ministérios no governo Lula ou dependem de se encostar no Bolsonaro para obter vitória eleitoral.

Quarto, só os Tucanos possuem coragem para tomar as decisões cruciais na história do Brasil. E não será desta vez que o PSDB irá faltar com o povo brasileiro.

Quinto, tanto a extrema-esquerda quanto a extrema-direita odeiam o PSDB. E isso é bom.

Sexto, a extrema-esquerda grita: “sem anistia” e a extrema-direita berra por: “anistia ampla, geral e irrestrita”.

Conclusão: vai ter que fazer o meio-termo de qualquer jeito.

A anistia parcial é amplamente bem recebida pela população. Porque a maioria da população entende que houve abuso por parte do judiciário no caso da Débora do Batom, mas há uma maioria também que concorda com a punição do Bolsonaro ao ser preso e estar inelegível.

 

Fonte:

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/09/19/relator-da-pec-da-anistia-diz-que-intencao-e-discutir-reducao-de-penas.ghtml


Comentários