Reduflação no Combustível – Aumento de 30% de Álcool Etanol na Gasolina



Lula, ao jogar o nacionalismo brasileiro no bueiro do bordão getulista: “A Petrobras é nossa!”, prometeu um pré-sal que faria o Brasil ser de primeiro mundo, com até mesmo a gasolina barata. Mais de 20 anos se passaram, Lula volta à cena do crime e uma das ações que faz é criar a reduflação no combustível, ao aumentar em 30% o Álcool Etanol misturado na gasolina.

O Brasil nunca será autossuficiente em gasolina porque só o que a Petrobras retira a mais de 7 mil metros do fundo do mar é um piche vagabundo, o que mostra que é uma política energética no mínimo discutível.  Porque é muito difícil refinar o piche extraído da Petrobras para fazer combustível. O valor deste petróleo extraído se dá na questão de vendê-lo cru para exportação para que outros países do mundo o consumam para fazer asfalto.

Deste modo, para o Brasil não ter que exportar gasolina ainda mais cara, porque o mundo entra em loucura e o combustível passa a encarecer globalmente, a solução foi fazer a reduflação, ao aumentar a quantidade de álcool etanol na mistura da gasolina sem que o preço reduza.

É justamente reduflação porque o aumento do álcool na gasolina irá piorar a qualidade do combustível sem reduzir o preço do produto a ser consumido na bomba de gasolina. E, como sabido, como há problemas em fiscalização do combustível no Brasil, essa mistura poderá ser ainda maior para o dono do combustível lucrar um pouco mais ao ofertar um produto ainda pior para os consumidores.

 O governo Lula alega, falsamente, que o aumento do etanol na gasolina se dá para parametrizar ainda mais a energia verde. A gasolina é muito poluente, enquanto que o álcool cria menos danos de poluição ambiental.

Se quisesse aderir realmente à energia verde, o caminho seria abandonar o bordão do atraso: “a Petrobras é nossa” para continuar com uma política energética totalmente equivocada para os dias atuais. O Brasil adotaria, desde já, um avanço agressivo em caminho para o carro elétrico.

E, também, se fosse por uma causa verde, ao fazer a mistura do álcool com a gasolina, o preço reduziria na bomba de combustível. O que está longe de ser o caso.

O governo Lula faz justamente ao contrário. Recentemente privatizou os poços de Petróleo na Foz do Rio Amazonas para as petrolíferas dos impérios do norte: EUA e China. Então, o discurso ambiental não cola mais.

Mais de 20 anos de petismo é isso aí. Por causa de reduflação, piora na qualidade dos produtos para esconder a inflação, o brasileiro consome chocolate que não é chocolate, café que não é café, calabresa que não é calabresa e agora gasolina que não é gasolina.

Parabéns por restaurar um ladrão ao poder.

Como a Gasolina chegou a 30% de Álcool, talvez Lula repense sobre não beber gasolina. 

 

 


 

 

 

Comentários