Pular para o conteúdo principal

Governo Lula sem Rumo: A Novelinha da Desoneração da Folha

 

Por: Júlio César Anjos


Deu no Estado de Minas [28/02/24]:

Abram-se aspas.

Lula assina medida provisória que mantém desoneração da folha em 17 setores.  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta terça-feira (27) uma MP (medida provisória) que revoga a reoneração da folha de empresas de 17 setores e prefeituras. 

Fecham-se aspas.



O ex-presidente em atividade, Lula, revogou a reoneração da folha que o próprio petista queria mantê-la. 

O governo Lula aumentou gastos públicos prometendo aumentar a arrecadação para cumprir compromissos. Mas ao contrário do que se esperava, o governo não está arrecadando a contento. Deste modo, o desespero recai em fazer confiscos, limpar os fundos financeiros e revogar até mesmo renúncias fiscais para frear a bola de neve do aumento da dívida pública provocada por este governo pródigo.

Só que neste meio tempo o Bolsonaro, opositor de fachada ao petismo, encheu a Paulista. E o petismo agora terá que fazer acenos para a elite econômica manter-se ao seu entorno. 

E os acenos surgem com a volta de renúncias fiscais que o governo petista jurou que reverteria com o ministro da economia Haddad.

Lula, neste início de 2024, isenta as igrejas do pagamento de impostos e volta a conceder a desoneração da folha para 17 setores da sociedade, desoneração esta que foi criada no passado pela petista Dilma para tentar salvar o seu governo catastrófico. 

O governo Lula parece estar perdido porque não tem rumo. É um governo que ficou 6 meses brigando pela volta da reoneração da folha para o Lula depois conceder uma medida provisória para voltar a desoneração da folha para 17 setores da sociedade.

Deste modo, um governo que saiba minimamente administrar a coisa pública, saberia que o ajuste fiscal faz as contas se ajustarem até mesmo para encaixar isenções e renúncias fiscais. Um governo com as contas controladas conseguiria absorver isenções sem explodir a dívida pública, situação esta que não ocorre neste Lula3.

Um governo, para ser bem e/ou minimamente decente, tem que primeiro alinhar a política com a economia. Se a política não se comunica com a economia, a única coisa que se pode gerar é crise. É impossível achar solução quando o próprio governo se desentende sem parar.

E para piorar a situação, o governo Lula gasta muito e aloca mal os recursos. Se soubesse alocar os recursos minimamente para gerar prosperidade ao povo, isso poderia ser considerado investimento. Mas, infelizmente, Lula aumenta gastos para pagar a ineficiência da burocracia do Estado brasileiro. 

O governo explode gasto público, mas a arrecadação não vem. Como fica agora a Selic, o mercado financeiro e todos que deram um voto de confiança neste governo Lula3 que parece mais com um Dilma3?

Essa novelinha petista, esse vaivém sobre a desoneração, tem como roteiro um final pessimista. Porque a economia é dramática e o governo é um terror.


Fonte:

https://www.em.com.br/90-anos/2024/02/6810038-lula-assina-medida-provisoria-que-mantem-desoneracao-da-folha-em-17-setores.html







Comentários