Pular para o conteúdo principal

FHC: Pai do Programa Bolsa Família

 

Por: Júlio César Anjos

 

PSDB: Tem legado; tem história. 


Hoje faz 20 anos que colocaram o nome Bolsa Família nos programas sociais criados pelo FHC [Fernando Henrique Cardoso].

 E o Lula comemora a farsa de que ele é o pai do programa até hoje. Porque dizer que o Lula criou o Bolsa Família é a mesma coisa que dizer que o Bolsonaro fez o Auxílio Brasil. É mentira.

Na estratégia de Goebbels de dizer mil vezes uma mentira até que se torne verdade, o Sistema repete sistematicamente a mentira como sendo verdade de que o programa Bolsa Família é do Lula PT.

O programa Bolsa Família unificou os seguintes programas de transferência de renda do Fernando Henrique Cardoso [FHC]:

 Bolsa-Escola;

Auxílio-Gás;

Bolsa-Alimentação;

e Cartão-Alimentação. 

Fernando Henrique Cardoso, em seu governo, teve que fazer um projeto de lei para aprovar a criação dos programas sociais citados acima. Precisou ter, naquela época, 3/5 do congresso, ou mais de 300 deputados federais que votasse a favor do projeto. Com muito trabalho, conseguiu implantar os programas de transferência de renda com sucesso.

O Lula, bêbado ladrão como sempre, ao invés de expurgar os programas de transferência do FHC para instituir um novo projeto de lei para o Bolsa família – o que faria ter um desgaste tremendo no congresso, preferiu fazer uma medida provisória, cuja precisa de somente maioria simples para passar no congresso.

O problema é que, ao fazer a medida provisória, a regra de lei está condicionada nos programas do FHC. O Bolsa família é só uma roupagem dos programas sociais do PSDB. Portanto, o Bolsa Família é do FHC.

Lula, no passado, criticava os programas sociais do FHC por considerar compra de voto de pobre. E hoje, o que o Lula faz? O Bolsa Família como compra de pobre legalizada.

 

Vídeo a partir dos 30 segundos: 


É preciso entender, também, que programas de transferência direta de renda são bandeiras de uma direita liberal, de Hayek e Friedman, cujos entendem que o mercado causa distorção e muitas pessoas ficam para trás no processo evolutivo. Então, é preciso indenizar essas pessoas que não conseguiram adaptação.

Ou seja, o programa bolsa família é um instrumento para reduzir a desigualdade.

Agora, veja que curioso: O PSDB tem o liberalismo em sua base ideológica; o PT, não.

Portanto, Fernando Henrique Cardoso é o pai disso que chamam de bolsa família. Obrigado, FHC, por ser gigante. Sem populismos e somente fazendo o que é melhor para o povo. És um tucano de verdade. 

***

Fontes

 

Bolsa Família é junção dos Programas de Transferência de Renda do Governo FHC:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=191275#:~:text=Em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20ao%20exerc%C3%ADcio%20de,execu%C3%A7%C3%A3o%20do%20Programa%20Bolsa%20Fam%C3%ADlia.

 

Antes de ser presidente, Lula criticava os programs sociais do FHC:

http://joseliamaria.com/2014/05/video-mostra-lula-afirmando-que-povo-pensa-com-a-barriga-e-assistencialismo-existe-para-manter-o-poder-%EF%BB%BF/

 

Transferência de renda é de direita:

https://veja.abril.com.br/coluna/cacador-de-mitos/bolsa-familia-como-uma-ideia-da-direita-se-tornou-a-principal-bandeira-da-esquerda-brasileira

 

Comentários