Pular para o conteúdo principal

Fernando Haddad: Minority Report Tributário

 

Por: Júlio César Anjos

Haddad quer taxar os fundos exclusivos [onshore] violando o conceito de renda. Essa é a saída genial do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mais conhecido como Mister Fracassa.

Deu no Infomoney [26/08/23]:

Abram-se aspas.

“Será preciso analisar os termos da possível MPV [medida provisória] que virá. De toda forma, exigir o pagamento do IR sobre valores que ainda não foram resgatados pelo contribuinte viola o conceito de renda”.

Isso porque se exigirá o pagamento de IR em momento anterior à riqueza efetiva que resulte em ganho patrimonial imediata”.

Fecham-se aspas.

 

Minority Report é um filme de ficção científica cuja uma máquina prevê o crime antes que ele aconteça, punindo o infrator que poderia causar o ato criminoso.

O que o Fernando Haddad está criando para zerar o déficit fiscal já em 2024 é fazer um Minority Report tributário: taxar a renda antes de realiza-la.

Haddad deve achar que fundo de valor imobiliário seja sinônimo de imóvel. E esse imóvel do rentismo deveria ser tributado da mesma forma que um IPTU ou IPVA. Haddad, ao taxar a renda antes de realiza-la, está a criar um IPTU rentista.

É uma viagem tão lisérgica e psicodélica que chega a ser genial. Nem os roteiristas de ficção conseguem acompanhar a criatividade petista, diante da capacidade em querer taxar tudo. Vai além de George Orwell, Aldous Huxley e Franz Kafka.  

Tudo bem que ninguém gosta de rentista, mas essa regra fiscal condicionada pelo Haddad é surreal.

Não é possível que uma coisa dessas esteja sendo levado a sério.

Só para se ter uma ideia, o confisco da poupança do Collor, embora uma desgraça total, é mais factível no mundo real do que esse IPTU rentista do Haddad.

E sabe o que é mais louco sobre tudo isso? Essa Medida Provisória será debatida no congresso e analisada no STF, com pompas de algo sério só porque tal invenção veio do Mister Fracassa do Ministério da Fazenda.

Caso isso se concretize, veja o papo de louco:

- Você está sendo taxado pela sua renda no fundo exclusivo.

- Mas eu nem sei qual será a rentabilidade, como posso ser taxado pela rentabilidade que não gerei ainda?

- Não importa. A máquina do Haddad diz que você vai obter renda e tem que pagar já o percentual de rentabilidade.

- E quanto eu tenho que pagar?

- 10% da rentabilidade.

- Mas eu não sei a rentabilidade que irá acontecer para pagar 10%.

- Não importa. A máquina do Haddad diz que você vai obter renda e tem que pagar já o percentual de rentabilidade.

- Então vai tomar no c*!

- Multado pelo crime de costume de violação verbal [ops, esse já é outro filme].

 O PT na verdade, e todo mundo sabe disso, não quer zerar o déficit fiscal pelo financeiro, mas pelo contábil. Quer somente fazer pedalada fiscal para enganar trouxa. E tem trouxa até mesmo de agência de riscos que cai nesse papinho malandro de batedor de carteira [ou será que não é trouxa?].

E aproveitando o gancho, vocês aí do clube do milhão e do bilhão sabem que a taxação de offshore não se trata apenas de arrecadação, mas também de quebra de sigilo bancário de paraíso fiscal. Ao ter informações privilegiadas destes fundos, o Estado petista tem controle diante dos barões para até chantageá-los. O petismo com o Lula quer estabelecer um putinismo.

 Só que este que vos escreve é apenas um blogueiro que pelo menos consegue se divertir vendo a política nacional. Minority Report Tributário, com: IPTU rentista diante um Rentismo Presumido é maravilhoso. Mister Fracassa é realmente muito criativo.

 

Obs: quando eu falei em outro texto para não subestimar a capacidade do governo de arrecadar era disso que se tratava. Quando um governo quer aumentar a arrecadação, tais medidas vão até para o campo do surrealismo E é isso.

 

 

 


 

 

Fonte:

https://www.infomoney.com.br/politica/cobranca-de-ir-sobre-estoques-de-fundos-exclusivos-preocupa-especialistas/

Comentários