Pular para o conteúdo principal

Governo Lula: Omissão de Campanha e Estelionato Eleitoral

 

Por: Júlio César Anjos

 

Lula nesses primeiros seis meses de mandato está passando dos limites tanto na questão do estelionato eleitoral quanto das situações de omissões de campanha, nos quais está praticando ao povo brasileiro.

Antes de tudo, as definições:

Estelionato Eleitoral: é um conceito da Ciência Política utilizado para descrever os casos de candidatos eleitos com uma plataforma ideológica que, após a eleição, adotam um programa de signo ideológico contrário.

Omissão de Campanha: é quando um candidato, por comodidade, omite-se sobre um tema polêmico para depois trazê-lo para a sua governabilidade. Caso coloque á baila tal discussão, esse tema geraria rejeição eleitoral. 

Esses são os estelionatos eleitorais e/ou omissões de campanha na eleição de 2022 praticada pelo governo eleito do Lula: 

Omissão e Estelionato Eleitoral: Meio Ambiente

Omissão de campanha: Não houve debate sobre a Petrobras extrair petróleo próximo à Foz do Amazonas.  

Estelionato Eleitoral: Lula atrai para a sua federação o Partido Verde, além de convidar a Marina Silva como ministra do Meio Ambiente, sinalizando que o governo defenderia a natureza.

Ou seja, na campanha disse e sinalizou uma coisa, mas agora no governo age de outra forma. E vai além: é recordista até o momento em desmatamento na Amazônia e no Cerrado. 

Omissão e Estelionato Eleitoral: Volta da CPMF

Omissão de Campanha: Lula fugiu do debate sobre o tema, mesmo indicando que queria fazer reforma tributária e, com o seu vice, implantar o IVA.

Estelionato Eleitoral: O governo que prometeu isentar em 5 salários mínimos o imposto de renda é o mesmo que quer trazer de volta da CPMF.

Ou seja, na campanha deu a entender que a reforma tributária seria para reduzir tributação e não o contrário. Não estava em debate na campanha aumentar carga tributária. 

Omissão e Estelionato Eleitoral: Taxação da Shein e Picanha

Omissão de Campanha: Não disse em campanha que iria tributar o consumo das lojinhas on-line como Shein, Shopee e etc.

Estelionato Eleitoral: Disse que o povo iria consumir mais ao conseguir comprar até mesmo picanha.

Ou seja, taxar consumo é totalmente oposto ao incentivo de consumir mais, ao dar a entender que o povo teria mais poder de compra ao ponto de consumir até picanha.

 Omissão e Estelionato Eleitoral: Sigilo e Gastos exorbitantes do Cartão Corporativo

Omissão: Ao criticar o Bolsonaro com os gastos excessivos e os sigilos sobre o cartão corporativo, Lula deu a entender que seria contrário ao seu oponente e parar de esbanjar como se fosse um rei.

Estelionato Eleitoral: Está a fazer gastos e sigilos da mesma forma que o seu antecessor que tanto criticou. A situação é tão vexatória que a primeira-dama tem como apelido colocado pelo povo de: “Esbanja”.

Ou seja, fazendo o mesmo defeito do seu algoz. 

Omissão e Estelionato Eleitoral: Orçamento Secreto e Centrão

Omissão de Campanha: Ao criticar que o seu opositor comprava parlamentar do centrão com orçamento secreto, que em muitos casos significavam corrupção, isso dava a entender que o lula não faria deste artifício para governar.

Estelionato Eleitoral: ao ser um ladrão restaurado pelo Sistema, Lula não tem maioria no congresso. E está a comprar parlamentar do centrão com emendas, o que é chamado de orçamento secreto.

Ou seja, a realidade se impôs, e as criticas que fazia ao Bolsonaro eram enganosas. Agora, para governar, terá que fazer o “toma lá, dá cá” do orçamento secreto para o centrão.






Comentários