Por: Júlio César Anjos
Lula
nesses primeiros seis meses de mandato está passando dos limites tanto na
questão do estelionato eleitoral quanto das situações de omissões de campanha,
nos quais está praticando ao povo brasileiro.
Antes
de tudo, as definições:
Estelionato
Eleitoral: é um conceito da Ciência Política utilizado para descrever os casos
de candidatos eleitos com uma plataforma ideológica que, após a eleição, adotam
um programa de signo ideológico contrário.
Omissão de Campanha: é quando um candidato, por comodidade, omite-se sobre um tema polêmico para depois trazê-lo para a sua governabilidade. Caso coloque á baila tal discussão, esse tema geraria rejeição eleitoral.
Esses são os estelionatos eleitorais e/ou omissões de campanha na eleição de 2022 praticada pelo governo eleito do Lula:
Omissão e Estelionato Eleitoral:
Meio Ambiente
Omissão
de campanha: Não houve debate sobre a Petrobras extrair petróleo próximo à Foz
do Amazonas.
Estelionato
Eleitoral: Lula atrai para a sua federação o Partido Verde, além de convidar a
Marina Silva como ministra do Meio Ambiente, sinalizando que o governo
defenderia a natureza.
Ou seja, na campanha disse e sinalizou uma coisa, mas agora no governo age de outra forma. E vai além: é recordista até o momento em desmatamento na Amazônia e no Cerrado.
Omissão e Estelionato
Eleitoral: Volta da CPMF
Omissão
de Campanha: Lula fugiu do debate sobre o tema, mesmo indicando que queria
fazer reforma tributária e, com o seu vice, implantar o IVA.
Estelionato
Eleitoral: O governo que prometeu isentar em 5 salários mínimos o imposto de
renda é o mesmo que quer trazer de volta da CPMF.
Ou
seja, na campanha deu a entender que a reforma tributária seria para reduzir
tributação e não o contrário. Não estava em debate na campanha aumentar carga
tributária.
Omissão e Estelionato
Eleitoral: Taxação da Shein e Picanha
Omissão
de Campanha: Não disse em campanha que iria tributar o consumo das lojinhas
on-line como Shein, Shopee e etc.
Estelionato
Eleitoral: Disse que o povo iria consumir mais ao conseguir comprar até mesmo picanha.
Ou
seja, taxar consumo é totalmente oposto ao incentivo de consumir mais, ao dar a
entender que o povo teria mais poder de compra ao ponto de consumir até
picanha.
Omissão:
Ao criticar o Bolsonaro com os gastos excessivos e os sigilos sobre o cartão
corporativo, Lula deu a entender que seria contrário ao seu oponente e parar de
esbanjar como se fosse um rei.
Estelionato
Eleitoral: Está a fazer gastos e sigilos da mesma forma que o seu antecessor
que tanto criticou. A situação é tão vexatória que a primeira-dama tem como
apelido colocado pelo povo de: “Esbanja”.
Ou seja, fazendo o mesmo defeito do seu algoz.
Omissão e Estelionato
Eleitoral: Orçamento Secreto e Centrão
Omissão
de Campanha: Ao criticar que o seu opositor comprava parlamentar do centrão com
orçamento secreto, que em muitos casos significavam corrupção, isso dava a
entender que o lula não faria deste artifício para governar.
Estelionato
Eleitoral: ao ser um ladrão restaurado pelo Sistema, Lula não tem maioria no
congresso. E está a comprar parlamentar do centrão com emendas, o que é chamado
de orçamento secreto.
Ou
seja, a realidade se impôs, e as criticas que fazia ao Bolsonaro eram
enganosas. Agora, para governar, terá que fazer o “toma lá, dá cá” do orçamento
secreto para o centrão.
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