Pular para o conteúdo principal

MBL e Danilo Gentili: Considerações

Por: Júlio César Anjos

 

O MBL acertou demais ao anunciar neste momento [janeiro de 2023] o Danilo Gentili candidato a presidente para 2026.

A primeira coisa a destacar é que o MBL fincou a bandeira da direita na futura polarização esquerda versus direita em 2026. Porque se a direita mantém esse vácuo de candidatura presidencial, sendo passivo nas ações, não seria nada estranho ver no futuro uma polarização esquerda versus esquerda, com Lula do PT concorrendo contra o Ciro Gomes do PDT na próxima eleição. Ou seja, somente com esse ato de apresentação, MBL ocupa o espaço que lhe pertence para as próximas ações políticas.

 O MBL também consegue fazer pressão ao PL para que a legenda faça oposição de verdade contra o petismo. Não só no congresso, mas também em ações políticas das mais variadas que vão desde a questão ideológica até no âmbito intelectual. Ou seja, o MBL faz sombra ao PL que pode muito bem querer acomodação e fazer falsa oposição ao PT [isso se não quiser virar base de governo de vez].

Deste modo, sabendo disso de antemão, o MBL meio que expurga figuras insossas como Romeu Zema e Tarcísio de Freitas, que são políticos fracos para disputar contra o PT eleição presidencial.

Além disso, ao anunciar o Danilo Gentili neste período [jan. 2023], o MBL aproveita o vácuo político criado pelo “pega pra capar” do Alexandre de Moraes contra o bolsonarismo, que realmente cometeu crimes e deve ser punido pelas ações infratoras.

Vale destacar que neste momento não se entra no mérito se o Danilo irá ganhar eleição ou não, se será competitivo ou não, ou se será ele o candidato em 2026 ou não. O que importa é a ocupação de espaços que, neste momento, está sendo preenchido por um grupo político que não aceita o pacifismo de ficar esperando que as coisas caiam do céu para prosperar politicamente. E é justamente por saber que os outros grupos são passivos que a atitude do MBL já é positiva por si só.

E quanto ao PSDB, ainda não dá para os tucanos tomarem o posto para liderar uma candidatura política porque, embora esteja perdendo a “lepra política” e tendo legado na história, o partido ainda não tem estofo necessário para conduzir essa cruzada contra as esquerdas e o PT. Mas que em 2026 o PSDB se recupera de fato, isso é inevitável. Porque a política é cíclica e pendular. Ou seja, valerá a pena compor com os tucanos em 2026.

Deste modo, se o Danilo Gentili for uma realidade ao ser altamente competitivo contra o petismo, o PSDB não terá problema nenhum em se aliar com este projeto de poder comandado pelo MBL. Aliás, muitos grupos tenderão querer fazer a união porque garante viabilidade eleitoral.

Por isso que é importante batalhar em 2 frentes: 1) construção de candidatura robusta [como a do Danilo Gentili]; 2) ter um inimigo em comum a focar [ser contra o PT].

Fazendo essa regra básica, o MBL consegue ter abertura para criar alianças e se fortalecer ainda mais para 2026. Caso contrário, ao querer fazer cizânia, com arrogância achando que podem ganhar sozinhos, tal atitude pode virar isolamento e acabar com o projeto político da direita em 2026. Porque se for para ser leproso e isolado, o bolsonarismo é melhor.

Portanto, o MBL ao anunciar Danilo Gentili candidato a presidente toma o posto do bolsonarismo, ocupa o espaço da direita e finca o pé como a oposição legitima contra o PT. E tudo isso porque este grupo luta e age para buscar o que quer.

***

Uma dica para o MBL: Eu vi os últimos vídeos de vocês. A Letícia Arsênio é a favor da candidatura do Danilo Gentili e contra o PT. Muitas figuras do Novo estão órfãs por terem feito escolhas erradas. Menos orgulho e mais foco na missão [até porque serão vocês quem controlarão o game]. Politica se faz com aliança de grupos. Vocês entenderam onde quero chegar.

***

 



Comentários