Pular para o conteúdo principal

Risco Lula ou Risco PT

 

Por: Júlio César Anjos

 

Risco Lula, ou risco PT, é o fenômeno da instabilidade que tanto a economia quanto a sociedade passam por causa de falas e ações da esquerda controlada pelos políticos vermelhos do Lula-PT.

Eleição de 2002. No fim do ano, a bolsa operava em queda, o risco país estava elevado, a inflação girava em 2 dígitos, o dólar era cotado a 4 reais. O mercado e a sociedade estavam em instabilidade total. O motivo? Lula estava para vencer a eleição e isso poderia ser um problemão para o país. Lula, malandro como sempre foi, decidiu virar paz e amor e criar a carta aos brasileiros, que nada mais era que a “carta para os banqueiros”, no qual o petista garantiria que não faria o que prometia em épocas anteriores, como dar calote ao não pagar a divida externa e tocar uma revolução proletária na América do Sul.

Para vencer a eleição de 2022, Lula reescreveu a história, dizendo que ele pegou o Brasil quebrado - o que é mentira, pois a instabilidade naquela época foi provocada por ele mesmo (por causa do receio do lunático colocar em prática o que dizia em discurso) -, dizendo que entregou o Brasil numa situação melhor do que aquela que herdou, no qual chamava de herança maldita.

Venceu a eleição de 2022. E agora, o risco país sobe, a taxa de juros também, dólar chegando a 6 reais e inflação querendo chegar a 2 dígitos sem nem mesmo ter demanda. Tudo isso por causa das falas desastrosas e das ações dos petistas que ainda não entenderam que eles não possuem moral nenhuma - justamente por serem corruptos, incompetentes e assassinos -, já que todo mundo sabe muito bem o modus operandi do petismo.

Todo mundo sabe que o Lula-PT é uma galinha que cacareja para a esquerda, mas põe ovos para a direita. O problema é que a mudança política, ao ter uma oposição extremista como a bolsonarista, não vai dar colher de chá para qualquer fala irresponsável e, com isso, reagirá até mesmo de maneira desproporcional porque essa direita não leva desaforo para casa.

E os mercados também não estão mais a fim de brincar de instabilidade por causa de um populista oportunista que foi recentemente preso e, por conveniências diversas, o Sistema restaurou um ladrão ao poder.

Até porque, já faz tempo que o PT disputa eleição, no qual a vitória na urna condiciona governar os estados da federação e até o país, então, por empirismo, todo mundo sabe que o PT não é bom e nem muito afeito em governar bem. O Lula tem uns números razoáveis no passado porque herdou uma herança bendita do governo FHC [o tucano controlou a inflação e deu estabilidade ao país], além de ter a sorte de ter recebido o presente chamado boom das commodities do mercado externo.

Ou seja, aquela época em que o PT fazia fala irresponsável na mídia, cujo essa instabilidade era contornada com o tempo, não existe mais. E hoje, se for irresponsável ou agir de maneira indevida, a sociedade, pela parte bolsonarista, e os mercados vão reagir de maneira desproporcional, aumentando ainda mais a instabilidade provocada pelos próprios governistas.

Se no passado a instabilidade dava voto; hoje, ela só gera crise.

Portanto, o risco Lula, ou risco PT, é um fenômeno de instabilidade causado sempre por um petista que fala ou age de maneira irresponsável, causando problemas ao país.

  



 

Comentários