Pular para o conteúdo principal

César Silvestri Filho ao Senado: Considerações

 

Por: Júlio César Anjos

 

Vários motivos causaram a mudança da candidatura do César Silvestri Filho de governador para senador.

O principal fator, pensado de forma errada, é que a sua candidatura não deslanchou. De um lado, realmente, ele estava estagnado com 3% nas pesquisas. Porém, ele é desconhecido por 60% da população. Portanto, ele poderia subir nas pesquisas conforme a campanha esquentasse ao passar do tempo.

Outro fator importante foi a construção de palanque e coligações. O PSDB saiu de leproso [ninguém queria coligar] para um partido sadio no Paraná. Com isso, a legenda volta a ter apoio de outras agremiações na eleição estadual. Mas para isso, teria que abrir mão da disputa ao governo. E foi aí que o César rodou.

A questão de recursos para tocar campanha majoritária também pesou para retirar César da corrida para o palácio Iguaçu. Candidatura ao governo demanda muito dinheiro e apoio orgânico, o que o César até então não teve.

O PSDB também sai da oposição extremista – feita por este que vos escreve – para ser uma oposição mais moderada, pensando no futuro sobre governabilidade [abertura para ser base de governo do Ratinho].

Como candidatura para senador é mais barata do que para governador, o César concorrer ao senado faz o rateio dos recursos do fundo eleitoral engordem para os candidatos a deputado estadual e federal.

O partido também, ao não ter candidato a governador, não fica na linha de tiro dos outros candidatos. Armistício para não haver desgaste.

E por fim, o Senado está aberto porque tudo pode acontecer. Todos já sabem que o Álvaro Dias não lidera coisa nenhuma nas pesquisas e pode ser que o Sergio Moro tenha a sua candidatura impugnada. Deste modo, o senado estar em aberto abre chances para o César Silvestri Filho ser senador.

César Silvestri saiu de candidato a governador para senador por puro cálculo político.

 

***

O que eu fiz ao ser opor ao Ratinho foi trabalho perdido? De modo algum. Eles viram que se provocarem os tucanos, a jiromba entra na rabeta sem dó.

 

Os outros grupos vão ficar mansos daqui pra frente.  E o PSDB irá crescer nesta eleição.

 

Este blog ficará parado por uns 15 dias, aguardando definições das coligações.

 


Comentários