Pular para o conteúdo principal

Drops Político de Conjuntura Atual: 19/05/20

Por: Júlio César Anjos

Atenção: aqui se faz análise política. Se o leitor quiser análise moralista, que vá se encontrar com a liga das Freitas Católicas.  Lá você terá a moralidade que saciará a sua necessidade. Obrigado.

***

TRF 6 Para Minas Gerais

 Sou a favor da criação do TRF6 para Minas Gerais. Janot [que tem RG de Minas] acossou Dilma [RG de Minas] e Aécio Neves [RG de Minas]. Somado com a fakeada [agora, acredita-se que a facada foi fake] que ocorreu nesse Estado, o conjunto de fatores fez Bolsonaro presidente. Portanto, está na hora de pagar a prenda. E a prenda é o Bolsonaro criar o TRF6. O Estado de Minas Gerais plantou e agora merece colher.

E lembre-se de que o dono da CNN Brasil, que está a tomar só prejuízo até agora com a emissora, é dono da MRV e é mineiro também. Não obstante, é a emissora que mais passa pano para o Jair Milícia Bolsonaro.

Forças Jurídicas Fluminense

As forças jurídicas [PF, MP e juízes de instâncias inferiores] jogaram bem ao preservar Bolsonaro e fazê-lo presidente. E por isso o Estado do Rio de Janeiro mereceu ganhar de presente 2 bilhões do leilão de petróleo do pré-sal. E merece também ser sede da fórmula 1 por causa disso.

Mas essa força tem que perder o poder. E uma das fraquezas se dá em não fazer presidente tanto da câmara dos deputados quanto do senado um político fluminense. Isso não se dá pelo motivo de uma xenofobia estadual, mas porque a justiça fluminense, por exemplo, acossa o Maia e o Maia atende Bolsonaro. Por causa disso as casas [câmara e senado] deverão ter como presidente pessoas que não sejam ligadas ao poder fluminense e lava-jato. 

Então, já era a candidatura para Rodrigo Maia presidente da câmara.

Além disso, o Freixo desistir em ser prefeito pode ser a justiça querendo acossar o candidato do PSOL para beneficiar Crivela. Freixo era virtualmente prefeito do Rio.
   
Lava-jato Curitiba Jaz

A lava-jato de Curitiba morreu com o fracasso de plantar e não colher. Este sistema foi incompetente e por isso o fim da operação é algo até normal.

A operação lava-jato não entendeu que só se usa muleta moral para conseguir bem material. É no mundo todo assim. É como a roda gira. E agora, coma criação do TRF6, não há como negar.

A lava-jato de Curitiba quis usar muleta moral para aumentar poder que nunca teve, ao invés de conquistar algo material. E por isso está sendo descartado por não servir mais.

Agora, se a lava-jato de Curitiba conseguir um TRF no Paraná, aí este que vos escreve começa a dar moral para a Republica de Curitiba [mas isso não irá acontecer].
  
O Centrão existe e por isso faz parte do jogo

Muita gente está a criticar o Bolsonaro por se aproximar ao centrão. O problema é que o centrão existe porque os brasileiros votaram nos políticos que fazem parte desta esfera. O centrão também existe porque há 32 partidos no Brasil. Se houvesse apenas 5 legendas, não haveria centrão por obviedade. E como a política no congresso, por haver dezenas e dezenas de partidos é diluída, infelizmente há a necessidade de fazer o chamado presidencialismo de coalizão. Além do mais, se político A ou B fizer corrupção, cabe aos órgãos competentes investigar, o povo pressionar, e o político pagar pelo que fez.

Como a investigação só é feita por vontade política, o povo vota em corrupto e o político não paga o que fez, a existência do centrão é culpa do próprio país.
  
Moro 2022

O Moro tem estrutura de apoiadores como: Vem pra Rua, MBL e até mesmo influência exterior dentro do Brasil. Mas o que não se tem é um produto para ser presidente. Moro é igual ao Alckmin. O tucano na última eleição tinha estrutura partidária, mas o político em si não tinha aquele carisma charlatão de politiqueiro padrão. Aí ganhou o mais psicopata no último pleito presidencial.

Se a direita quer mesmo Moro presidente, a direita tem menos de dois anos para criar um produto inexistente.

PSDB

Após a eleição de 2018, se não houvesse caos e imprevisibilidades no cenário político brasileiro, o PSDB estaria fora da majoritária nacional até mesmo por décadas. Viraria apenas um partido linha auxiliar padrão. Um partido mediano para grande, mas sem inspiração para conseguir fazer presidente.

Tudo mudou por causa do próprio erro da direita. Bolsonaro escolheu milícia e militares, com ideologia de Olavo de Carvalho, ao invés da estrutura “partidária” da direita: vem pra rua, MBL e políticos puxadores de voto como major Olímpio e Joice Hasselmann que perfazem hoje a força PSL.

Somado ao coronavírus, o Bolsonaro cometeu tantos erros que com certeza não será reeleito em 2022.

Deste modo, já há um vácuo de poder [sendo que o poder não fica muito tempo no vácuo, alguém sempre ocupa esse espaço].
Então, para todo mundo não se afundar junto, a direita fez essa cisão ao apoiar o Moro.

A direita fez isso para reter o eleitorado para o campo da direita. Afinal, todos esses eleitores traídos pelo Bolsonaro poderiam estar agora voltando a apoiar os tucanos.

Mas, como sabido, se a direita não jogar direito pode voltar desde PT até o PSDB como restauração.

O jogo não está mais tão fácil quanto antes. E isso é bom para o PSDB.


Comentários