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Celebridades Temporárias

Por: Júlio César Anjos

É engraçado como a nova tecnologia recebe peculiaridades de outras mídias obsoletas. A rádio que nos primórdios possuía o ouvinte famoso deu lugar para o individuo que tinha os seus “15 minutos de fama” na TV. E a personagem que tinha “15 minutos de fama” na TV deu lugar para a “publicação viral”, aquela que o anônimo fica famoso na internet por ter expandido em popularidade em uma publicação somente. Ou seja, pela lógica social de comunicação, a mídia velha exporta para a nova esse cacoete de popularidade em personagem desconhecida, o que é realmente curioso de se constatar.

“Bom dia seu João, bom dia dona Maria”, era assim que a rádio começava a programação matinal ao se comunicar com os seus ouvintes. E para aumentar a humanização, o áudio sempre tinha, todas as manhãs, uma ouvinte ilustre que estava lá batendo ponto ao conservar uma boa conversa com o locutor-âncora ao promover o episódio do dia. Um simples anônimo tornava-se famoso, mesmo todo mundo não sabendo a sua fisionomia, essa celebridade desconhecida ajudava o programa entreter todo o público ouvinte sem parar. O programa era o que havia de mais importante, óbvio, enquanto que essa ouvinte famosa, embora ajudando o entretenimento a permanecer no ar, era totalmente substituível e até descartável. Mas pelo menos era uma subcelebridade que tinha alguma serventia.

Da rádio para a TV, a audiência não podia parar. E como já bem observava Gabriel, O Pensador: “A programação existe pra manter você na frente / Na frente da TV / Que é pra te entreter / /Que é pra você não ver que o programado é você!”. Então a utilidade da mídia serve para distração e controle por meio de manipulação. O que não é novidade. Assim como também não é novidade a atualização da celebridade anônima da rádio que virou a figura pública nacionalmente famosa pelo conhecido: “15 minutos de fama”. O "15 minutos de fama" é uma expressão retirada de uma frase de Andy Warhol, nos anos 60, que dizia que: “no futuro, todos terão 15 minutos de fama”, ao comentar sobre sua obra baseada em acidente de carro.

Deste modo, jogador de futebol de time pequeno que joga bem contra time grande, subcelebridade de BBB [Big Brother Brasil], cantor de interior que estoura em popularidade uma música somente, e até mesmo escritor que dá entrevista para um talk show, todos estes viravam rapidamente celebridades instantâneas que a TV criava ao dar espaço de visibilidade na sua programação de grade. Eram pessoas ou grupos que apareciam repentinamente e logo em seguida caiam no esquecimento, o que fazia tais indivíduos ter os seus 15 minutos de fama, avalizando a previsão de Warhol.

E, deste modo, novamente muda a tecnologia, a TV torna-se obsoleta e dá lugar à nova era do meio digital que fornece serviços na internet. E os 15 minutos de fama também se transforma e se adapta para a nova realidade da nova era ao possuir algumas modificações. Agora, a celebridade da internet tem uma “publicação viral” que “lacra” ou “oprime”, que evidencia uma sabedoria ou uma ironia, além de outros fatores que fazem o individuo ficar famosinho por apenas uma só publicação na internet.

E como essas tendências que embora populares estejam dispersas, há páginas de mídias sociais que compilam em um lugar só essas postagens mais relevantes, o que faz a celebridade de internet, embora popular no seu viral, seja considerada somente uma publicação desta página de mídia social. Um exemplo desta estratagema se dá no site Quebrando o Tabu, por exemplo, que usa a lacração de anônimos que viram tendências de internet, por “bombar” diante uma publicação apenas, para promover a página política por meio destas subcelebridades que um dia ninguém mais irá se lembrar.

Portanto, a ouvinte anônima na rádio, a subcelebridade com os seus 15 minutos de fama na TV, e a publicação viral da celebridade instantânea de internet é na verdade o mesmo fenômeno, só que são ações realizadas em tecnologias diferentes. Esse determinismo histórico evidencia que o ser humano gosta de se exibir, quer aparecer, o que talvez isso seja inerente ao ser humano como algo a dar alguma satisfação de prazer. E como isso é algo que as pessoas gostam, então não é de surpreender que o Youtube seja um sucesso ao deixar as pessoas se exibirem por meio da internet, na palma da mão, fazendo do celular de tudo, desde rádio até TV.

Feliz Carnaval 2020 a todos.




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