Três Flechas: A Ordem dos Arqueiros

Por: Júlio César Anjos

O ano eleitoral é 1932; o local: República de Weimar. A falta de perspectiva de um futuro melhor atrelado a problemas econômicos e sociais fazem com que o povo comece a flertar com discursos extremistas. A grita raivosa se alinha em direção à tirania. O discurso em ascensão é de que: “através do voto você não vai mudar nada nesse país”.  A democracia corre perigo. E o avanço do totalitarismo começa a se assanhar.

A solução para proteger o poder para o povo esgotou-se. Os utilitaristas socialdemocratas, os verdadeiros guardiões da democracia, ludibriaram por muito tempo pela tapeação os marxistas-comunistas para que deixassem a revolução de lado e focassem as mudanças pelo voto.

Ao perceber que os marxistas foram enganados, Ernst Thälmann, principal líder Comunista até então, enfurecido com os socialdemocratas, decide fazer uma reunião secreta junto com Franz von Papen - do Movimento Reacionário Monarquista -, e o Adolf Hitler - líder do Movimento Nazista -, em uma igreja católica na cidade da Baviera. A pauta: acabar com a República de Weimar!

Os utilitaristas, vendo a possibilidade não só da República de Weimar acabar como também a democracia, reagem diante o avanço aos preceitos totalitários e criam a Frente de Ferro. E a Frente envia uma jovem da Ordem dos Arqueiros para fazer a solução final. A Arqueira Evelin Arrow, alinhada à socialdemocracia, aceita o convite com prazer.
 

A ordem é para que a jovem Arrow mate os três: Papen, Thälmann, Hitler.

Deste modo, sabendo de antemão a forma como é feita a reunião secreta, em que os lideres ficam sentados no altar-mor um do lado do outro nas cátedras alinhadas em direção à plateia - que sempre é composta pela elite do país -, Evelin Arrow, da Ordem dos Arqueiros, sabe que terá que usar a técnica das três flechas para alcançar o objetivo, ou seja, três flechas que atacam três pontos distintos por meio de um só lançamento.  

O único lugar disponível para fazer o disparo está localizado em uma distância longínqua entre o altar-mor e a atiradora, cujo espaço fica no segundo piso do local perto do vitral principal da igreja. Como se sabe, as armas de fogo possuem pouca precisão e por isso a probabilidade de erro é maior em alvo de longa distância. Por este motivo a escolha da Arqueira de precisão que, para reduzir erros, usa a ponta da flecha com veneno letal.

Papen está sentado na cadeira à esquerda da plateia. Do seu lado está a bandeira de Weimar em um pedestal, cujo trouxe a flâmula para fazer crítica à república nacionalista, pois, o reacionário quer a volta da monarquia.

Ernst Thälmann está sentado na cadeira ao centro, em que carrega uma bíblia cristã, material o qual trouxe para fazer crítica à religião. A bíblia está descansada em seu colo.

Adolf Hitler está na cadeira da direita, com a constituição de Weimar nas mãos, palestrando sentado porque não precisa ficar em pé e aos berros já que o público é da elite e não de povão que precisa de teatro para se convencer. Hitler começa a chacoalhar a constituição com o braço esticado para cima criticando o texto institucional.

Os três estão sentados, um do lado do outro, cada um trazendo o seu material para crítica da República de Weimar: Papen: a bandeira; Thälmann, a bíblia; e Hitler, a constituição.

Enquanto isso, Evelin Arrow chega de fininho, sem ser notada, ao local destinado para fazer o disparo. O assoalho da parte de cima da igreja, que fica próximo do principal vitral, é antigo e há partes de madeiras quebradas e podres. Então, a Arqueira tem que fazer o mínimo de movimento possível para que o piso não comece a ranger e com isso não se faça percebida.

Evelin Arrow para ter melhor precisão deve ficar em pé para fazer o disparo. Quanto à precisão do disparo em si, o mais importante é que as flechas atravessem os alvos para que o veneno mortal consiga fazer efeito ao entrar na via sanguínea dos três facínoras radicais.

A Arqueira descansa as três flechas na corda a fim de destinar uma flecha para Papen, uma para Thälmann e uma para Hitler. Dá duas baforadas para tirar o stress.

Bem no momento que Hitler começa a falar chacoalhando a constituição na mão esquerda, a Arqueira levanta rapidamente, estica a corda, calibra os alvos com o olho, e, numa fração de milésimos de segundos, o assoalho cede, Evelin Arrow dispara as flechas de uma só vez com uma perda fracionária de precisão por causa do pequeno desiquilíbrio causado pelo assoalho que rachou.
.
Enquanto Evelin Arrow foge do local, sendo acossada pelas tropas de assalto de Hitler, os alvos e a plateia por um instante ficam em estado de choque.

Passado o susto, verifica-se que a flecha direcionada a Papen rasgou a bandeira de Weimar; a flecha para Hitler acertou a constituição, tirando o livro das suas mãos e a flecha que iria para Thälmann foi a única que conseguiu fazer o seu curso principal.

Mas, para o azar, a flecha enviada a Thälmann cravou na bíblia que estava em seu colo – se a escritura sagrada não estivesse exatamente neste local, a flecha acertaria bem o seu órgão genital. Thälmann pega a bíblia com a flecha cravada no livro, levanta pra cima o escrito sagrado e faz o deboche como reação: Viva a salvação!

E toda a plateia composta pela elite ri após passar pelo momento de tensão.

Ao invés das flechas pegarem em cheio os facínoras, elas acertaram os símbolos: bandeira de Weimar, bíblia cristã e a constituição do país. Justamente os três símbolos que foram deturpados pelo nazismo em ascensão. O erro de Evelin acertou em cheio o fim da democracia.

****

Logo depois do fracasso da Arqueira Evelin em acertar os seus alvos totalitários, a Frente de Ferro foi perseguida junto com a Ordem dos Arqueiros, a República de Weimar foi extinta, a constituição foi dissolvida, a democracia caiu, e a 2ª guerra mundial eclodiu. Se a plateia composta pela elite soubesse do seu futuro, teria ela também ajudado a dar cabo à tríade formada por: Papen, Thälmann, e Hitler.

Porque se aquelas flechas tivessem seguido o seu caminho natural, e tivessem acertado os totalitários Papen, Thälmann, e Hitler, a República de Weimar ainda existiria, não haveria ascensão do nazismo nem segunda guerra mundial, a elite alemã não sofreria novamente com a perda de uma guerra, e o mundo não viria a pior tragédia humana já realizada na história.

***

Hoje, “Três Flechas” [Three Arrows] é o símbolo do verdadeiro antifascismo que é contrário à tríade totalitária do: Comunismo, Reacionarismo e Nazismo.

E pelo menos uma coisa Evelin Arrow acertou: deixou o legado para todo o mundo. Obrigado, Evelin Arrow, por ao menos tentar!

Não acredita na história? Acha que é ficção? Então dá uma olhada neste cartaz feito pelo partido socialdemocrata de Weimar para a eleição de 1932:

Fonte: Iron Front [Frente de Ferro], Três Setas contra o Fascismo. Contra Papen, Hitler e Thälmann.

Fontes: 

Fonte Iron Front [Português: Frente de Ferro; Alemão: Eiserne Front]: https://en.wikipedia.org/wiki/Iron_Front

Fonte Three Arrows [Português: Três Flechas; Alemão: Drei Pfeile]: https://en.wikipedia.org/wiki/Three_Arrows

 Criador simbolo Três Flechas Frente de Ferro [Sergei Tchakhotine]: https://en.wikipedia.org/wiki/Sergei_Chakhotin



Licença Creative Commons
Três Flechas: A Ordem dos Arqueiros de Júlio César Anjos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://efeitoorloff.blogspot.com.

Comentários