Pular para o conteúdo principal

Caixa2 Onyx Lorenzoni: Considerações

Por: Júlio César Anjos

Caixa2 sem contrapartida (e sem propina):
Dá cá o meu
Que o meu garoto já cresceu
Manda mais cem
Que tu não negas pra ninguém

Mais uma vez há de explicar para o povo que caixa2, por si só, não é crime.

O caixa2 é dinheiro não contabilizado. Ele tem a premissa de algo imoral porque pode ser prenúncio de corrupção. Ele pode implicar em vários fatores, que vão desde problema com receita [sonegação de imposto] até questão eleitoral [não foi transparente]. Mas para a questão penal, o caixa2 deve ter contrapartida de propina. Portanto, que cada instituição faça a sua parte e tudo estará resolvido.

O problema é quando misturam o caixa2 de alguma situação extraordinária com a prática de caixa2 como ferramenta de corrupção sistêmica [para perpetuação de poder]. O fato de o político fazer ato de caixa2 só para ocultar o investidor – para que aquele, por exemplo, não sofra represália do opositor, caso ganhe a eleição -, não pode ter o mesmo peso de um caixa2 com contrapartida que faça a manutenção de grupo corrupto no poder. Assim como um caixa2 sem contrapartida é diferente de um caixa2 com contrapartida, um assalto é diferente de um latrocínio – porque o código penal, felizmente, sabe compreender escala de malfeito social com penas equivalentes quanto ao grau de infração.

Seguindo esse raciocínio lógico e óbvio, Onyx Lorenzoni realmente praticou caixa2 [e pela delação da Friboi, mais de uma vez]. A pergunta que tem que se fazer é: ele deu alguma coisa em troca?

Se a resposta é não, então o fato [caixa2] pode ser explicado pelo Gabriel O Pensador, na música Amigo Urso: “Dá cá o meu, que o meu garoto já cresceu / manda mais cem, que tu não nega pra ninguém”.  Ou seja, aceitou a grana e depois fez o empresário de otário. Neste caso, o parlamentar está perdoado, pois político honesto que engana ladrão tem 1000 anos de perdão. Fecha a conta e passa a régua.

 [se me oferecerem dinheiro para campanha em sigilo de caixa2 sem que eu assinasse nada, sendo o contrato só no “fio do bigode”, sabendo que o patrocinador é corrupto, eu faria isso, embolsava a grana e depois daria uma banana aos empresários corruptos. Há vingança contra corrupto maior que essa?]

Agora, se Onyx Lorenzoni deu contrapartida, ainda assim há duas divisões: 1) Se ele fez a corrupção de contrapartida somente para fazer corrupção para enriquecer; 2) Se fez parte de propina para enriquecer e para fazer corrupção sistêmica – perpetuação de grupo corrupto no poder.

Na hipótese de corrupção só pra ficar rico [primeiro caso], aplica-se a lei de corrupção, perde mandato, paga multa, fica preso até cumprir tudo e volta ressocializado para a sociedade.

Agora, se fez corrupção sistêmica para perpetuação de poder, esse cidadão tem que pagar todas as penas da corrupção “normal” [aplica-se a lei de corrupção, perde mandato, paga multa, fica preso até cumprir tudo], mais a formação de quadrilha, entre outros, sem ter o direito de voltar a ser cidadão normal porque estará estigmatizado.

Provavelmente Onyx Lorenzoni só pegou o dinheiro do caixa2 e não deu contrapartida. Neste caso, é absolvido porque não deu contrapartida e, no fim, só foi malandro com empresário corrupto.

Foi por causa desta confusão entre caixa2 sem contrapartida ter o mesmo peso de caixa2 com propina sistêmica [para perpetuação de poder] que fez os tucanos sofrerem as consequências eleitorais [porque o sistema corrupto trabalhou bem], ao supostamente praticarem em alguns casos caixa2 sem contrapartida, que nem mesmo os delatores conseguiram provar o que estavam dedurando.

E é esse o problema do Onyx Lorenzoni hoje, tentar explicar à sociedade que caixa2, por si só, não é corrupção – além de que nem toda delação seja considerada verdadeira porque delator é ladrão -, delator esse que fez parte do crime, e, portanto, pode também mentir.

Quantas vezes eu falei que moralidade no teto dá complicação?

Agora, por causa da falta de comunicação da lava-jato, Onyx Lorenzoni está no mesmo patamar do corrupto petista que pegava 3% no petrolão. O PSDB capitulou assim.

Faltou comunicação.

Com a palavra, Dellagnol.

***
Obs: O Brasil perdeu a oportunidade de ter feito o grande Geraldo Alckmin Presidente por causa de boato e assassinato de reputação. Que desperdício.







Licença Creative Commons
Caixa2 Onyx Lorenzoni: Considerações de Júlio César Anjos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://efeitoorloff.blogspot.com.

Comentários