Por: Júlio César Anjos
Essa
noite de sexta (28/10/16) foi muito boa, pois o Paraná Clube ganhou de goleada
e o Greca lacrou no debate da RPC. Por isso que para Leprevost não foi um
debate, mas um debacle descomunal. Como já sabido, é rotina ver o Greca vencer
debate contra o Ney, então não há muito que se surpreender neste quesito. Todavia,
o debate trouxe algumas novidades, como o delírio de Ney em fazer coisas
grátis. É o desespero do derrotado. Politicamente, Ney jaz.
O
que mais chamou a atenção no debate foi a lógica de engenharia financeira que o
Ney dispõe para reduzir a tarifa em 15 centavos. Simplesmente risível, triste,
e lamentável. A grande sacada desta figura sapiente se dá em puerilmente instalar:
“adesivo na bunda do bonde”. Isso mesmo, adesivar a bunda do bonde fará com que
dê para reduzir a tarifa de ônibus. É um verdadeiro alquimista! Ou seja, para
reduzir a tarifa do ônibus, Leprevost trouxe como “sacada!” instalar propaganda
nos ônibus para reduzir o preço da tarifa. O único problema, pra quem não sabe,
é que esse valor é irrisório, portanto não gera impacto financeiro ao ponto de
reduzir a tarifa em 15 centavos. Leprevost é um mago. Não, não, é
mentiroso mesmo.
Quanto
à redução da tarifa, abram-se parênteses. A tarifa de ônibus, hoje, em Curitiba
custa R$3,70 (Três reais e setenta centavos). A “data-base” da renovação de
contrato é assinada em janeiro (pelo menos o último reajuste de Fruet foi em
janeiro de 2016). Ou seja, em janeiro de 2017, o prefeito terá que sentar junto
com o empresário de ônibus para reajustar os valores, ao menos pela inflação. A
inflação esse ano oscila entre 7 e 8%. Ou seja, em janeiro, o preço da tarifa,
sem nenhuma modificação contratual em curso, seria reajustado próximo a um
valor de R$ 4,00 (quatro reais). Isso só para manter a operação, sem acordo para
renovação de frota, que encareceria ainda mais a tarifa. Mas o Leprevost
prometeu reduzir a tarifa em R$ 0,15 (quinze centavos), sendo que a tarifa iria
para R$ 3,55 (Três reais e cinquenta e cinco centavos). Diante do raciocínio, a
diferença entre o preço reajustado pela inflação e o prometido pelo Leprevost
tem um GAP de R$ 0,45 (Quarenta e cinco centavos) por TARIFA. É muita coisa! Fecham-se
parênteses.
E
a genialidade não para por aí. Leprevost ainda disse que, para reduzir a
tarifa, buscaria recursos federais (sic) para cumprir a promessa de campanha.
Agora veja bem: numa época em que está em andamento o PEC do Teto, em que tem
que se fazer contenção de gastos, o Temer dar subsídio para transporte a uma
cidade rica como Curitiba, deixando as regiões mais pobres do Brasil como Norte
e nordeste à mingua, é certeza de derrubada de presidente. Transporte, hoje, é
mais supérfluo que saúde e educação. Esse dinheiro, certamente, não virá.
Sorry.
Mas
a sagacidade do Leprevost é sem limites. Leprevost prometeu a volta da integração
de transporte Curitiba/RMC, atacando o governador a campanha inteira. Agora vem
a ironia: que bom que Curitiba tem dinheiro para pagar a integração toda. Boa
sorte. Porque só pagando pela integração
toda para cumprir o que prometeu em campanha. Coitado do curitibano, vendo
dinheiro de saúde e educação indo para o ralo do subsídio de ônibus.
Como
nem tudo é ruim, Leprevost ao menos teve um avanço nesta eleição. Robotizado,
foi treinado por programação a ficar engessado no debate, para fingir ser o que
não é: um político de verdade. Só que essa atitude mordaz fez com que Leprevost
ficasse engessado e, criptografado, a ilustração mostrou um candidato falso.
Tanto nas promessas quanto no caráter.
Portanto,
o debate na RPC foi um debacle para Leprevost. Ney imitou a Dilma na corrida
eleitoral, ao “fazer o diabo” para tentar ganhar a eleição, ou seja, sacrificou
a governabilidade, pelo fim que justifica o meio, a enganar os eleitores da
cidade, para conquistar votação. Para evitar o fracasso em curso, Greca
Prefeito!
Greca
Prefeito!
Hoje
tem pesquisa Ibope. Alguém já foi entrevistado pelo Ibope? Pois é.
Leprevost: Debacle na RPC de Júlio César Anjos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://efeitoorloff.blogspot.com.br.
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