Por: Júlio César Anjos
Um professor resolveu fazer um teste dentre os alunos da turma em que
leciona. Utilizou-se de métodos para explicar sobre os conhecimentos, através
de dinâmica em grupo. A
avaliação seria um argumento para o resultado de raciocínio lógico, pois quem
conseguisse revelar a atividade poderia ser considerado acima da média.
Iniciou, enfim, a demonstração.
O professor, ao dar aula à noite, pegou uma caixa cheia de bolinhas
brancas e colocou em cima da mesa. Pediu para que 5 voluntários se
manifestassem com o teste, para que a desafio pudesse ser iniciado. Separou 5
bolinhas e pintou-as, com pincel, com um material incolor e sem cheiro (nem
mesmo pigmento para revelá-las), 5 (cinco) bolinhas dentre as tantas que
estavam na caixa. E lançou o desafio:
O desafio era simples, bastava
achar de 1 bolinha a 5, não importa, dentro das 5 escolhidas (pinceladas),
somente com o toque de um dedo.
O professor virou a caixa e todas as bolinhas ficaram espalhadas no chão.
O problema é que as bolinhas eram todas idênticas, mesmo pincelando-as, com o
composto invisível, não havia uma dica sequer de qual era a bolinha a escolher.
Então os alunos começaram a usar as próprias técnicas para resolver tal
situação: 1 aluno resolveu assoprar as bolinhas escolhidas e, depois em um canto
qualquer, resolveu ficar com o dedo na vertical tocando em todas as 5 bolinhas
no chão; 2 alunos resolveram ficar onde se encontravam, com o dedo pressionando
apenas uma bolinha escolhida; 1 aluno resolveu fazer um cone de papel no dedo e
encestou as 5 bolinhas escolhidas no pegador improvisado; e o último resolveu
ficar simplesmente parado, sem fazer nada.
Eis que o professor pergunta à sala quem estaria correto? A sala toda se
dividiu entre os 5 alunos, com a maioria achando que os que apontaram o dedo
pressionando a bolinha estavam certos.
O professor, então, pediu para que os alunos colaboradores continuassem
em suas posições e o mestre desafiou a todos que conseguiria achar as 5
bolinhas com somente o toque de um dedo.
O professor caminha até o disjuntor
de luz e com um toque de dedo apaga as luzes. E eis que aparecem as 5 bolinhas brilhantes,
em meio à escuridão, pois a substância incolor e sem cheiro era de um composto
que fazia o objeto brilhar no escuro.
O professor explica que nenhum dos 5 alunos conseguiu aleatoriamente
encontrar uma bolinha identificada sequer. E mesmo se encontrassem até mesmo as
5 bolinhas, o procedimento seria por pura sorte e não por uma técnica de
raciocínio lógico.
O professor, por fim, pergunta qual é a moral da história?
E pela pergunta retórica explica que se alguém quiser esconder alguma
coisa, não precisa guardá-la em lugar algum, poderá deixar tal objeto exposto,
desde que haja uma codificação em que somente algumas pessoas saibam a
descodificação.
Tal estudo foi criado por Júlio César Anjos, o
teste de raciocínio lógico conhecido como: “desvendam as bolinhas brancas”.
O trabalho Apenas um toque de Júlio César Anjos foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em http://efeitoorloff.blogspot.com.br.
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