Pular para o conteúdo principal

Sobre a troca da apresentadora do Jornal Nacional

Por: Júlio César Anjos

A Rede Globo nesta semana substituiu a âncora do Jornal Nacional, a apresentação da notícia terá a seguinte mudança: sai Fátima Bernardes e entra Patrícia Poeta.

Às vezes a mudança é bem-vinda, oxigena idéias, pessoas e traz o novo ao empreendimento. A simples substituição entre profissionais do ramo de comunicação já cristaliza novos ares que a emissora busca para os próximos anos. Os anos vindouros trarão a Patrícia Poeta como a apresentadora do principal jornal do país, quebrando o paradigma do casal perfeito criado pelo Willian Bonner e Fátima Bernardes.

A troca se concretiza no mesmo momento em que os boatos se condensam. Alguns veículos sensacionalistas dizem que a mudança se dá através de um possível divórcio entre o casal âncora do Brasil, já outras mídias sérias informam que é apenas uma estratégia normal das organizações Globo.

Já que o assunto é sobre mudanças, intriga-me saber que nunca vi o Jornal Nacional apresentar o noticiário em HD (Alta Definição). A Globo insere em quase todos os programas a alta definição, mas no Jornal Nacional a transmissão é feita de forma analógica.

Todos sabem que no Brasil há um estigma que conduz ao seguinte raciocínio: “Homem grisalho é charmoso e Mulher velha é feia”.  Eu, particularmente, acho a Fátima Bernardes uma Mulher linda, beleza de mulher madura que me agrada muito. Mas o assunto não é esse, o fato é que também houve a troca da mulher madura Fátima Bernardes pela moça jovem Patrícia Poeta.

Com base nessa situação inusitada - a não transmissão do Jornal Nacional em HD -, e a troca entre a mulher madura pela jovem, chego à conclusão que a principal decisão da mudança se dá pelo objetivo da Globo transmitir o Jornal Nacional em HD.

   Todas as outras emissoras que transmitem em HD possuem as suas apresentadoras jovens, coincidência que dá até para explicar a mudança que ocorreu no Jornal Nacional. O close que a filmadora destaca à âncora mostra todas as imperfeições do rosto, fazendo transparecer a idade que castiga a apresentadora madura do Jornal Nacional. Se ainda desse para criar um jogo de câmera, talvez a Fátima ficasse mais tempo como apresentadora do maior noticiário televisivo do país.

A Globo daqui algumas semanas começará a apresentar o Jornal Nacional em HD, só não o fez agora porque ficaria muito na cara mudar a qualidade de imagem justamente no momento que se troca a âncora de TV, pelos motivos explicados até o momento. Então a Patrícia Poeta ficará algumas semanas incubada pela transmissão analógica até sê-la, de fato, exibida em alta definição.

Substituição feita somente para instalar qualidade na exibição do programa, só isso. Esse é o meu ponto de vista.

Em tempo: Sou muito mais a Fátima Bernardes do que a Patrícia Poeta.

Comentários

  1. Boa tarde Sr. Julio Cesar. Acredito que deva haver questões mais fortes nessa mudança, como uma disputa de poder entre dois executivos na emissora bem como a influência do governo. Procure saber. Grato. Luis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente aqui: