Por: Júlio César Anjos
Estava navegando na internet, esses dias, e deparei com a história do “Mágico de Oz”, uma temática que conta a estória de uma menininha que
desejava sair do mundo enfeitiçado, com o objetivo de voltar à cidade natal.
Não entrarei em detalhes, presumo que todos saibam a estória de Oz.
O que me intrigou no conto foi o empreendedorismo da Dorothy, pois a
menina tinha qualidades que a fizeram obter sucesso no caminho trilhado,
habilidades como coração (o motor da empreitada), coragem e cérebro
(conhecimento), atributos que o espantalho, o homem de lata, e o Leão não
tinham.
Dorothy tinha o coração limpo, tão puro que facilmente fazia amizades, e também
possuía o coração de se expor em algo que poderia não dar certo, a positividade
de uma alma pura. A protagonista também tinha coragem, pois aceitava desafios e
não tinha medo do diferente, já que não ficava assustada nem mesmo com um
espantalho falante. E, por fim, a menina tinha cérebro, conhecimento e
inteligência que mostravam a ela quem era amigo e inimigo, e qual caminho,
através do feeling, que deveria em dado momento percorrer.
A trilha de sucesso da Dorothy é muito parecida com o empreendedorismo dos
negócios. Assim como o motor do levante para a saída do mundo enfeitiçado era o
coração, no business o motor de arranque é o capital (dinheiro). Deve ser por
isso que muitos consideram o dinheiro o coração do negócio. E no tripé do
sucesso dos negócios também constam os 3 C’s: Capital (coração no contexto),
coragem e conhecimento (Figura).
Figura:
O negócio, para existir formalmente, precisa da burocracia legal e do
capital a empregar. Capital é o coração do negócio, é a semente que poderá dar
frutos no futuro, através do bom cuidado e dedicação. No momento que o
empreendedor decide empregar recurso financeiro em um nicho, com suor e
dedicação, é o início de um negócio a ser explorado e a ser trilhado.
Para dar certo um nicho qualquer,
também há a necessidade de ter a coragem em inserir-se na área que almeja. Encarar
os desafios, as tormentas, os problemas, como se não fosse algo tão ruim, é
exorcizar os demônios, vencer obstáculos, através de ações valentes. Ser
audacioso é requisito básico para obter sucesso nos negócios.
E um começo de trabalho mercadológico, o agente proativo do negócio deve
também ter conhecimento sobre aquilo que deseja investir. Saber o que está
fazendo é uma atitude segura, e é a atitude mais próxima ao sucesso do que
apostar no escuro. Todo bom negócio precisa de sabedoria, Inteligência,
conhecimento para conseguir ir mais adiante ao mercado concorrido. Usar o
cérebro para fazer a diferença é mais um pilar do tripé dos business.
Mas todo negócio precisa de pessoas. Assim como a Dorothy uniu um grupo e
tornou o conjunto de pessoas uma equipe, um negócio de sucesso precisa agrupar
pessoas para fazer o negócio render. E veja só: A Dorothy uniu pessoas que não
eram completas, pois, se fossem completas, não precisaria ir à luta buscar o
que desejavam. Em uma organização
existem muitas pessoas, e todos eles são incompletas. Se fossem completas,
seriam concorrentes da própria empresa e trilhariam sozinhas no caminho
profissional, ou seja, virariam concorrentes.
Dentro de uma organização existe o sócio que não possui ou coragem ou
conhecimento, mas tem o capital, o coração dos negócios. Há, também, alguns
colaboradores que não possuem conhecimento, mas contém coragem nas ações
cotidianas, aceitam desafios, buscam o novo, não se surpreendem com o
diferente. E, por fim, há outros colaboradores que ajudam com o conhecimento,
sabem o que estão fazendo, mas não possuem nem coragem e nem capital para se
lançarem ao empreendedorismo.
Os negócios possuem o tripé que são: capital, conhecimento e coragem.
Para obter sucesso na empreitada, o empreendedor deve possuir tais condições,
sentenças válidas e que são básicas em qualquer ramo mercadológico. Qualquer pessoa que tenha os três fatores
(conhecimento, coragem e capital) está mais próxima de ser bem sucedido na
carreira empresarial.
Todos os empresários bem sucedidos trilharam em busca do sonho pessoal,
no mesmo estilo que a Dorothy buscou o que desejava.
Para a Dorothy: Coração, Coragem e Cérebro. Para os Business: Capital,
Coragem e Conhecimento.
Todos querem ser Dorothy?
A obra Empreendedorismo: Os 3C’s do Negócio de Júlio César Anjos foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em efeitoorloff.blogspot.com.
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