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Empreendedorismo: Os 3C’s do Negócio

Por: Júlio César Anjos

Estava navegando na internet, esses dias, e deparei com a história do “Mágico de Oz”, uma temática que conta a estória de uma menininha que desejava sair do mundo enfeitiçado, com o objetivo de voltar à cidade natal. Não entrarei em detalhes, presumo que todos saibam a estória de Oz.

O que me intrigou no conto foi o empreendedorismo da Dorothy, pois a menina tinha qualidades que a fizeram obter sucesso no caminho trilhado, habilidades como coração (o motor da empreitada), coragem e cérebro (conhecimento), atributos que o espantalho, o homem de lata, e o Leão não tinham.

Dorothy tinha o coração limpo, tão puro que facilmente fazia amizades, e também possuía o coração de se expor em algo que poderia não dar certo, a positividade de uma alma pura. A protagonista também tinha coragem, pois aceitava desafios e não tinha medo do diferente, já que não ficava assustada nem mesmo com um espantalho falante. E, por fim, a menina tinha cérebro, conhecimento e inteligência que mostravam a ela quem era amigo e inimigo, e qual caminho, através do feeling, que deveria em dado momento percorrer.

A trilha de sucesso da Dorothy é muito parecida com o empreendedorismo dos negócios. Assim como o motor do levante para a saída do mundo enfeitiçado era o coração, no business o motor de arranque é o capital (dinheiro). Deve ser por isso que muitos consideram o dinheiro o coração do negócio. E no tripé do sucesso dos negócios também constam os 3 C’s: Capital (coração no contexto), coragem e conhecimento (Figura).

Figura:



O negócio, para existir formalmente, precisa da burocracia legal e do capital a empregar. Capital é o coração do negócio, é a semente que poderá dar frutos no futuro, através do bom cuidado e dedicação. No momento que o empreendedor decide empregar recurso financeiro em um nicho, com suor e dedicação, é o início de um negócio a ser explorado e a ser trilhado.

  Para dar certo um nicho qualquer, também há a necessidade de ter a coragem em inserir-se na área que almeja. Encarar os desafios, as tormentas, os problemas, como se não fosse algo tão ruim, é exorcizar os demônios, vencer obstáculos, através de ações valentes. Ser audacioso é requisito básico para obter sucesso nos negócios.

E um começo de trabalho mercadológico, o agente proativo do negócio deve também ter conhecimento sobre aquilo que deseja investir. Saber o que está fazendo é uma atitude segura, e é a atitude mais próxima ao sucesso do que apostar no escuro. Todo bom negócio precisa de sabedoria, Inteligência, conhecimento para conseguir ir mais adiante ao mercado concorrido. Usar o cérebro para fazer a diferença é mais um pilar do tripé dos business.

Mas todo negócio precisa de pessoas. Assim como a Dorothy uniu um grupo e tornou o conjunto de pessoas uma equipe, um negócio de sucesso precisa agrupar pessoas para fazer o negócio render. E veja só: A Dorothy uniu pessoas que não eram completas, pois, se fossem completas, não precisaria ir à luta buscar o que desejavam.  Em uma organização existem muitas pessoas, e todos eles são incompletas. Se fossem completas, seriam concorrentes da própria empresa e trilhariam sozinhas no caminho profissional, ou seja, virariam concorrentes.

Dentro de uma organização existe o sócio que não possui ou coragem ou conhecimento, mas tem o capital, o coração dos negócios. Há, também, alguns colaboradores que não possuem conhecimento, mas contém coragem nas ações cotidianas, aceitam desafios, buscam o novo, não se surpreendem com o diferente. E, por fim, há outros colaboradores que ajudam com o conhecimento, sabem o que estão fazendo, mas não possuem nem coragem e nem capital para se lançarem ao empreendedorismo.

Os negócios possuem o tripé que são: capital, conhecimento e coragem. Para obter sucesso na empreitada, o empreendedor deve possuir tais condições, sentenças válidas e que são básicas em qualquer ramo mercadológico.  Qualquer pessoa que tenha os três fatores (conhecimento, coragem e capital) está mais próxima de ser bem sucedido na carreira empresarial.

Todos os empresários bem sucedidos trilharam em busca do sonho pessoal, no mesmo estilo que a Dorothy buscou o que desejava.

Para a Dorothy: Coração, Coragem e Cérebro. Para os Business: Capital, Coragem e Conhecimento.

Todos querem ser Dorothy?

Licença Creative Commons
A obra Empreendedorismo: Os 3C’s do Negócio de Júlio César Anjos foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em efeitoorloff.blogspot.com.


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