Pular para o conteúdo principal

O Pano e os 5 (cinco) Sentidos

Por: Júlio César Anjos

  O pano é um tecido feito de algodão, de lã, de seda, de linho, de fibra artificial, etc. que é utilizado em várias funções, de trapinho de limpeza até traje chique.

Mas o pano vai além da vestimenta, da roupa que é usada para não expor o corpo (por vários motivos como pudor, temperatura e estética), o pano é muito utilizado para satisfazer ou inibir os 5 sentidos que o ser humano aciona a todo instante, ativando as sensações que o cérebro interpreta como sendo bom ou ruim.

O pano para a visão é algo inibidor, impossbilita uma visão ampla, limpa. Um pano pode ser confeccionado e virar um tapa-olho, ou uma faixa amarrada para uma criança brincar de “cobra cega”. O tecido com algum desenho, por exemplo, uma flâmula, faz os olhos ativarem o cérebro a entender que tal símbolo é uma bandeira de algum país, ou time de futebol, um símbolo facilmente compreendido por todos, ou etc. O pano está muito ligado a sensação visão.

Para a sensação olfato também o pano possui características de inibição. Quando algo está com mau cheiro, geralmente utiliza-se de imediato um pano para abafar o odor, criando uma espécie de filtro em que o ar entra antes pelo pano, segura o fedor, e envia ar filtrado para as narinas. Um pano novinho tem um cheiro diferente de um pano velho, e o cheiro do pano remete a sensação de novo, de aquisição, de bem estar.

Já na audição o pano pode servir como um abafador de som, seja da forma rústica em que uma pessoa querendo dormir utiliza do travesseiro para abafar ruídos externos, seja como um pano na frente de uma caixa de som, asfixiando o ruído na fonte. O pano ajuda a abafar o som, apesar de não eliminar os maus ruídos provocados pelo barulho.

O pano pode melhorar drasticamente o paladar de algum produto consumível. Um coador de café de pano faz um café muito melhor, mais gostoso, que um pano de papel comum. Um coador de pano remete as sensações familiares, da época da avó que fazia o café quentinho e fresquinho de manhã e que todos os membros familiares saboreavam o bom café coado no pano.

E, finalmente, o pano é muito utilizado na questão do tato. O lençol macio da cama faz relaxar melhor o corpo cansado e exausto do trabalho. Um tapete felpudo massageia os pés calejados de tanto usar sapatos, e a criança ao dormir pegar a pontinha do tecido para ficar esfregando até dormir, usando o tato para relaxar e desmaiar na cama. No banho, gosto da toalha velha estilo lixa, pois faz secar de fato a minha pele escamosa e nada delicada. Já as mulheres preferem as toalhas felpudas para que o pano massageie o corpo suave e delicado. O pano também ativa a sensação tato.

E há algumas coisas que o pano faz, mas que não é algo milagroso. Senão vejamos: O pano não te seca, o que o pano faz é reter a umidade do teu corpo, para depois evaporar a umidade ao ambiente. Portanto, a roupa não elimina a água. A roupa também não esquenta. A roupa retém o calor do próprio corpo, ou seja, a roupa não possui o milagre de esquentar o teu corpo, apenas consegue inibir a saída do calor do corpo, e com isso mantém o corpo aquecido. A cortina apesar de impedir de a luz entrar, não consegue impedir que os neutrinos entrem em qualquer lugar. O pano de chão não elimina a sujeira, apenas retém a sujeira para ser despejada em outro lugar.

Portanto, o pano faz uma grande função de reter. O Pano retém o pudor, escondendo o corpo; retém a sujeira com o pano de chão; Retém a umidade do corpo em uma toalha; Retém o odor em um lugar com mau cheiro; Retém o som, o abafando; E, por fim, retém o calor do corpo, mantendo a temperatura do corpo em equilíbrio.

Sobreviveríamos sem pano?

Licença Creative Commons
O trabalho O Pano e os 5 (cinco) Sentidos de Júlio César Anjos foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em efeitoorloff.blogspot.com.


Comentários