Pular para o conteúdo principal

Marketing


Por: Júlio César anjos
  
Marketing, segundo Peter Drucker – não com essas mesmas palavras -“é uma ferramenta, que bem utilizada, torna supérfluo o ato da venda”. De fato, o marketing é uma ferramenta poderosa nas mãos daqueles que sabem manuseá-la, mas é totalmente desastrosa nas mãos daqueles que não possuem entendimento da causa.

A capacidade em entender comportamento dos indivíduos se destaca no ambiente consumista do capitalismo selvagem, onde o ter sobrepuja o ser e muitas empresas gastam tempo e energia para obter cada vez mais poder, através do marketing e suas subcategorias como propaganda, publicidade e etc.

Mas você só conseguirá bons resultados de pesquisa mercadológica se o produto não for ruim. Se o produto é ruim, não tem marketing que faça milagre para tornar algo inútil em útil, feio em bonito e nem ruim em bom. O marketing não faz milagre. Se a população é finita, não há marketing também que faça consumo em tendência infinita, ou seja, se a população de consumidores é pequena por determinado fator qualquer, o marketing também não faz milagre em duplicar consumo neste público alvo em específico. a ferramenta de influência também não dispõe de mágica em fazer quem não não é de tal seguimento passar a  consumir outro seguimento,  como por exemplo, quem é carnívoro não comunga com consumista vegetariano.

O marketing é uma ferramenta surpreendente, pois considera positiva até mesmo situação que seria considerada negativa, como, por exemplo, a exibição de um trator de marca X retirando escombros de uma tragédia como um desambamento de prédio, ou uma roupa de grife aparecendo na tv após um tropeço de uma atriz, coisas do gênero.  Até porque uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo?

A empresa utiliza de todos os esforços para evitar reclamações, pois reclamação é algo ruim. De certo modo é verdade tal afirmação, mas reclamações dos consumidores podem potencializar e informar os erros, as falhas do produto e suas mazelas. A melhor fonte de informação é o indivíduo que reclama (berra), pois o cidadão que nem argumenta ou não bota mais a boca no trombone, é porque já foi vencido pelo cansaço e desistiu de tal produto.

Isso tem uma explicação viável. É a mesma coisa que acontece nos primeiros socorros, em acidentes envolvendo vitimas, por que há certo entendimento em prestar socorro ao sujeito quieto (estático), ao invés do indivíduo que está berrando, pelo simples motivo que quem berra está vivo. Já quem está inerte, quieto, pode estar em dificuldades maiores. A mesma coisa acontece no marketing, quem berra ainda quer melhorar e reclama para continuar fiel ao produto; já quem nem reclama mais está resignado e, assim sendo, morto comercialmente a tal produto que o ofendeu. A reclamação é bom para o marketing, por mais absurdo que seja.

O marketing possui mecanismos como: os 4P’s (ponto, produto, praça e preço); os 4C’s (comunicação, custo, conveniência e desejo do consumidor); publicidade; propaganda; Estatística; Etc. O marketing é uma ferramenta perigosa nas mãos de quem sabe utilizar, pois ajuda a  manipular pessoas.

Comentários