Pular para o conteúdo principal

Regime e Ditadura


Por: Júlio César Anjos
  
Regime e ditadura são sinônimos àqueles que não são dedicados exclusivamente à política e/ou estão fora das discussões políticas e assuntos relacionados. A verdade é que as duas palavras não são sinônimas, embora tais expressões estejam diretamente relacionadas uma em função da outra.

Mas o problema não está no fato das pessoas acharem, por hábito, sinônimos, mas sim algumas ferramentas da internet promover tal ato falho e espalhar a similaridade como verdade.  Os erros são tão grandes em sites como Wikipédia e dicionários informais que até parece que é por querer, ou seja, parece que alguém quer que sejam de fato sinônimas as duas palavras.

Regime, a palavra traduzida ao pé da letra, no dicionário, significa: ato ou maneira de reger (governar); e maneira de viver. Isso significa dizer que regime emana da vontade em conduzir um país ou uma individualidade de vida conforme o que acha melhor ou convém.

Já ditadura, na melhor explicação do dicionário, significa: concentração de poder (os três poderes: judiciário, legislativo e executivo) de um estado em um homem só, como por exemplo, o presidente faz o que quer, a hora que quer, e do jeito que quer. A ditadura é coercitiva

O fato é que uma ditadura trás de arrasto um regime. Porém a recíproca não é verdadeira, pois um regime pode ser vivido sem ditadura.

Na época da ditadura militar, os militares por meio de golpe de estado tomaram o poder e, através de imposição, criaram o regime militar em orientação de crenças e valores da milícia. A ditadura de regime militar (esse é o termo correto) promovia valores e crenças que estavam de acordo aos pensamentos de quem dita a regra, ou seja, o ditador.

Já nos tempos atuais (últimos 20 anos), nós não vivemos sob uma ditadura, pois podemos escolher os governantes através de votação direta, mas vivemos sob um regime, regime esse de caráter socialista. O ato e maneira de reger o país e os modos de viver mostram que a nação está inclinada em uma democracia difusa e com um regime de esquerda, mais voltado ao socialismo.

O perigo do regime é que a longo prazo cria uma ditadura velada, ou seja, os pensamentos e as vertentes de ideais só se encaixam na sociedade pelas crenças e valores do regime, por exemplo, se o regime nasce socialista, tudo o que não é desta vertente passa a ser considerado ruim, é mau visto, o que nem sempre é verdade.

Os três poderes tomam como verdade as orientações do regime e decidem favoráveis ou não através de imposições do regime que está sendo vivido em tal época, tornando de fato uma ditadura velada, em que ninguém com pensamento contrário pode proferir nada que incomode os ouvidos da sociedade que é orientada por tal crença e valor (regime). Censurado por não pensar igual.

A comparação que faço entre ditadura e regime é como se fosse a relação visão e missão de uma empresa, em que a visão são as metas e objetivos, enquanto a missão são as crenças e valores. Ditadura é a imposição que o ditador cria para chegar a um objetivo, através das crenças de um regime específico que pode ser de orientação socialista ou militar.

Então podemos ter: Ditadura de regime militar ou Ditadura de regime socialista (comunista), mas as pessoas abreviam o regime e acham que regime é sinônimo de ditadura, o que foi provado que não é.

________________________________________________________________________


Observação (e exemplo) sobre o regime socialista que está virando ditadura velada:

 Bolsonaro está passando pelo crivo da ditadura velada de regime socialista ao falar coisas que a pseudo-esquerda não gosta, mas eu defendo-o não por ser um cidadão exemplar e nem porque concordo com o que ele diz, o defendo porque sou inclinado ao pensamento de Voltaire que elaborou a seguinte frase: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

Isso sim é democracia



Comentários