Pular para o conteúdo principal

Panamericano

Por: Júlio César Anjos

O banco panamericano divulgou recentemente que maquiou a contabilidade da empresa para mostrar saúde financeira em condição que não refletia a verdade. A companhia que pertence ao Silvio Santos – o homem que distribui dinheiro no programa de TV – foi denunciada por fraude e agora Silvio Santos não tem dinheiro sobrando para distribuir e salvar a empresa.


Empresas todos os dias nascem e morrem e isso é algo rotineiro, normal. O que não é normal é uma empresa sólida e “líquida” como a empresa panamericano, fato esse comprovado após a caixa ser sócia minoritária da corporação em que o homem do baú comanda. A caixa no uso das atribuições que confere a ela não diagnosticou no primeiro momento fraude e fechou o negócio sem pensar duas vezes. Empresa com solidez e liquidez os riscos são ínfimos para as empresas estatais. O que é lindo não parece ser o que é e a maquiagem também aparece nas negociações.


O problema da empresa só estourou após as eleições, a empresa do governo é sócia minoritária e o dono da empresa é proprietário da melhor ferramenta de influencia desenvolvida pelo povo: a mídia. A TV do Silvio – SBT – defendeu agressivamente o caso da bolinha de papel na situação fatídica da campanha do Serra, motivo que virou piada até na internet e derivados, mas até então seria só o posicionamento de uma mídia livre para escolher o que quer, pois nada desabonava a credibilidade da instituição da SBT.


Há duas semanas após a eleição estoura a repercussão de que o panamericano não é líquido e nem tampouco sólido, aja visto que a empresa utilizou-se de maquiagem contábil para melhorar a empresa. A maquiagem consiste em vender os ativos, pegar esse dinheiro e colocar no caixa da empresa e não dar baixa nos ativos vendidos, ou seja, dobra os ativos da empresa, que são bens e direitos.
A caixa virou sócia minoritária de uma empresa que faz falcatruas e, mesmo com a quantidade de pessoas preparadas nesta instituição, vem a público falar que não sabia de nada. Contrataram uma empresa de auditoria para colocar a culpa e todos os brasileiros não ficam sabendo da verdadeira faceta dos negócios.


A única conclusão que eu chego é que o pessoal do atual governo é tão inteligente que não vai aportar dinheiro diretamente para salvar a instituição do Silvio Santos, mas vai aportar capital de formas indiretas como mais inserções de propagandas do governo para o SBT ou criar projetos em parceria para colocar grana na massa falida que virou o grupo Silvio Santos.

Eike batista já está de olho no veículo de manipulação e influência que se chama SBT e com certeza as pessoas que não sabiam de nada sobre o problema do panemericano e mesmo assim fecharam negócio, serão as pessoas que vão dar um jeito para salvar a empresa que só foi salva por causa da eleição. E o contribuinte paga a conta.


A divulgação também não é por acaso, tudo que é ruim aparecerá agora porque a eleição ainda está fresca e a oposição está juntando os cacos, então a podridão aparecerá nesta transição para também não direcionar a culpa na Dilma ou no Lula e, com isso, o tempo fará o trabalho de esquecer o culpado. Em 2014 ninguém lembrará mais desses erros.  


Comentários