Por: Júlio César Anjos
Imagine senhores uma empresa que prega o socialismo ao invés da meritocracia do capitalismo. Suponhamos o seguinte cenário:
Uma empresa decide criar o socialismo no departamento de vendas, todos os funcionários receberão o dinheiro repartido do geral e não do individual, ou seja, não importa quem vendeu mais ou menos, o dinheiro será igual para todos.
No primeiro mês Victor bate todas as cotas, Fernanda bate a cota dela e o João não consegue vender nada. Como é início de sistema tanto Victor quanto Fernanda, com carinho, repartem as cotas e todos os três recebem por igual.
Já no segundo mês, Victor novamente bate todas as cotas, já a Fernanda não chega a bater as cotas e João não vende nada. Novamente é dividido o total e os três recebem a mesma coisa.
No terceiro mês, Victor não bate a cota porque estava cansado; Fernanda não vende nada esperando o Victor bater a cota e; João não vende nada porque acostumou a não trabalhar muito para receber.
A revolta paira o ambiente, primeira vez nos três meses que ninguém recebe nada, inadmissível, Victor cobra os colegas que estava os carregando nas costas, Fernanda diz que tinha se desmotivado depois que viu João receber a mesma coisa que ela, que tinha batido a cota e João reclama que já estava condicionado com um salário e esse valor baixo acabaria com a vida financeira dele.
Após todos os problemas ocorridos, Victor saiu da empresa e foi trabalhar no concorrente. Fernanda continuou na empresa por condições e João cobrou a empresa que continuasse o sistema social de salário.
O socialismo seria o melhor sistema do mundo se as pessoas fossem perfeitas, se não houvesse malandragem, se não tivesse esperteza. O socialismo não é ruim, mas puxa pessoas boas, que criam, para baixo, tornando iguais aos incompetentes. Pessoas que são “normais”, por exemplo, também se desmotivam porque estão vendo que alguma coisa não está certo.
Para a nossa sociedade o melhor sistema é a meritocracia, que é um sistema que avança a partir da capacidade e as realizações individuais. Na meritocracia cada um colherá o que plantou e ninguém sentirá injustiçado por isso.
A meritocracia condiciona a rivalidade, a promoção de melhores tecnologias e a busca de fabricação melhor e mais barata. A meritocracia é o melhor sistema da sociedade imperfeita. Já o socialismo seria o melhor sistema de uma sociedade perfeita. Como uma sociedade perfeita é utopia, a meritocracia é o sistema que dá certo.
Capitalismo selvagem é ruim, socialismo bolivariano é ruim, ditadura de extrema direita dos militares também é ruim. A única saída é a política de centro adotada pelo PSDB. É o que mais chega próximo da junção entre capitalismo meritocrático e do socialismo assistencialista. Viva o centro!
O melhor sistema político. de Júlio César Anjos é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at efeitoorloff.blogspot.com.