Por: Júlio César Anjos
A autora do livro “sobre a morte e o morrer”, Elisabeth k. Ross, estabeleceu um critério com cinco níveis quando uma pessoa morre. São eles: Negociação e isolamento; raiva; barganha; depressão e aceitação
.
Com a reviravolta de uma eleição ganha, para uma eleição disputada no segundo turno, os petistas estão passando pelas fases que se encontram no livro sobre a morte e o morrer. O desespero toma conta e se apegam a tudo para tentar perpetuar-se no poder.
O primeiro sintoma chama-se negação e isolamento: Não acreditam que podem perder a eleição e por isso não ligam para a realidade que está Por vir e se isolam achando que podem controlar algo que é incontornável.
O segundo sintoma chama-se raiva. Após se dar conta que pode perder, cria um sentimento negativo em relação ao acontecimento, a raiva apresenta-se, por exemplo, quando algum petista começa a fazer ofensa pessoal do candidato e do eleitor opositor, demonstrando total desequilíbrio.
O terceiro sintoma é a barganha. Vendo a possibilidade de ruir a vitória, então o PT faz barganhas com os setores da sociedade. Escrevem cartas abertas, se comprometendo a manter o que está escrito, como se fosse uma promessa para o santo salvar a sua vida. Prometem até ser o que não são para perpetuar-se no poder.
O quarto sintoma chama-se depressão. Ao ver que a derrota se aproxima e nada pode ser feito, o petista já não fica inspirado igual o que acontecia no começo da campanha e a tristeza toma lugar da raiva e da barganha. A depressão diminui o ímpeto e a luta pela vitória.
O quinto e último estádio chama-se aceitação. Esse sintoma o PT ainda não está sentindo, mas em 1º de novembro não restará mais nada aos petistas do que aceitar a derrota que virá.
Pode ser que a barganha dê certo e que o milagre seja realizado, mas é difícil acontecer.
Não me queira mal porque eu te quero bem petista, só não acho vocês preparados para o poder.
Fases da derrota de Júlio César Anjos é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at efeitoorloff.blogspot.com.