Pular para o conteúdo principal

Lula 3: O Problema Não Está na Comunicação.

 

Lula 3: O Problema Não Está na Comunicação. E Posso Provar

 


Deu no Poder 360 [13/03/25]:

Abram-se aspas.

A emedebista [Simone Tebet] também comentou sobre o que ela acha ser um dos principais erros do governo Lula neste momento: a comunicação.O governo está errando na comunicação.

Fecham-se aspas.

Fernando Henrique Cardoso ganhou duas eleições no 1º turno contra o Lula. Apesar de ser um homem extremamente culto e sábio, FHC não é carismático, não possui fala de linguagem popular e tanto a comunicação política quanto a governamental eram totalmente institucionais. Foi vitorioso em eleições porque as pessoas viram resultado nas suas entregas e no seu trabalho concluído. Uma percepção verdadeira de realização. As pessoas no fim da década de 90 não achavam que estavam melhores, elas estavam melhores de verdade.

Lula 1 e 2 aconteceu a mesma coisa. Por causa da herança bendita do FHC, além do boom das commodities, os governos anteriores do petista foram satisfatórios. E isso cacifou para que a a elite o restaurasse para enfrentar o Bolsonaro nesta nova era.

Hoje, no Lula 3, as pessoas não estão sentindo melhora de fato. Embora os números oficiais do governo tentem criar um Brasil maravilhoso que não existe de fato: PIB crescendo artificialmente, pleno emprego [com aumento de beneficiários em programas sociais] e aumento de consumo [ao bombar a economia artificialmente], no dia a dia as pessoas enxergam desigualdades sociais, aumento de inflação e inseguranças. E um Brasil pior do que o governado pelo seu antecessor que teve que passar por uma pandemia.

Lula não desaprendeu a comunicar e todos os marqueteiros aliados do PT, sejam os que fazem marketing político ou institucional, são bons. Culpar a comunicação é a mesma coisa que pegar a esposa traindo no sofá e, para minimizar tudo, jogar o sofá fora.

A lógica de achar que o problema é a comunicação se deve pelo fato de a esquerda achar que somente comprar pobre e fazer um marketing, isso por si só resolve o problema.  

Se somente comprar pobre resolvesse a questão de popularidade, Fernando Henrique teria feito sucessor e Bolsonaro ganhado a reeleição. Porque o FHC foi o precursor ao implantar os programas sociais de transferência de renda como: Bolsa Escola, Vale Gás, Auxílio Creche [Programas Precursores do Bolsa Família]; e o Bolsonaro ampliou e aumentou o valor do Bolsa Família, o que chamou de Auxílio Brasil. Portanto, só comprar pobre não dá vitória eleitoral, caso não haja melhoria de fato vista pela população.

O que o lulismo não quer enxergar é que se encerrou o ciclo do Lula. Não só do Lula, como das esquerdas como um todo. As pessoas querem mudança. E com isso não querem mais um Lula que sofre um desgaste natural por exceder o tempo no poder.

Quando o Lula estava no auge, as pessoas votavam no petista e os opositores votavam contra ele. Hoje, o vetor de poder virou. As pessoas votam no Bolsonaro e a reação eleitoral da oposição se dá contra os bolsonaristas. O poder, hoje, está com o Bolsonaro. E as pessoas não votaram no Lula, mas para tirar o Bolsonaro do poder.

Agora, a única comunicação possível é saber como o Lula irá gerenciar o seu fim.

Lula 3 É Ruim



 

 Fonte:

https://www.poder360.com.br/poder-governo/tebet-chama-haddad-de-heroi-e-fala-sobre-erros-do-governo-lula



Comentários